Grupo de atores e palhaços promove visitas a hospitais, asilos e orfanatos desde 2017
Foto: Ricardo Migliorini
Música, descontração, alegria, energia positiva e muitas palhaçadas. Isso é o que acontece quando a Companhia Vírus do Amor se une para visitar pacientes e internos nos hospitais, casas de saúde, asilos e orfanatos de Osasco.
Foi em meio a esse clima divertido que a Câmara Municipal de Osasco promoveu, na noite da última sexta-feira (23), uma Sessão Solene em reconhecimento ao trabalho da companhia e dos atores, educadores, palhaços, músicos e diretores que integram o grupo com Placa Comemorativa, honraria entregue a associações, entidades, fundações e instituições que prestam relevantes serviços à comunidade local.
Promovida no Auditório do Senac, a solenidade teve casa cheia, em meio a um clima que mesclou humor, reconhecimento e lágrimas de emoção.
Proponente da homenagem, o vereador Fábio Chirinhan (PP) presidiu a solenidade. “Uma noite muito feliz. Sempre fazer o que estiver ao meu alcance para a nossa cultura”, disse.
Secretário da Mesa, o vereador Josias da Juco (PSD) também se emocionou e relembrou o trabalho do fundador da Companhia, Vando Gildo. “Sei o quanto ele lutou para estar aqui. Vocês trazem alegria e abraçam as famílias”, declarou.
Representando o prefeito Rogério Lins (PODEMOS), o secretário de Planejamento e Gestão, Éder Máximo também enalteceu o trabalho de Vando e da companhia. “Posso testemunhar o quão é importante e sério esse trabalho. Toda honra e mérito é de vocês”.
Testemunhos
O coordenador da Pastoral da Comunicação da Região Lapa da Arquidiocese de São Paulo, Marcos Jordan, testemunhou a experiência vivenciada em um evento que teve a participação da Companhia, no final de setembro de 2023. “Vocês são a presença de Jesus Cristo. Que o Vírus do Amor se propague não só em Osasco, mas por toda São Paulo”, pontuou.
Parceira da companhia, Maria Anita de Andrade testemunhou a presença do grupo em sua residência, levando conforto à família, que recentemente perdeu o marido para o câncer. “Amor é compartilhar, na alegria e na tristeza”.
Integrantes do grupo também manifestaram alegria por participar do coletivo e agradeceram a Câmara pelo reconhecimento. “É um dia espetacular para nós. O que vocês estão fazendo vem coroar um trabalho que a gente faz com muito amor”, afirmou Elson Paes.
Fundada em 2017, a Cia. Vírus do Amor foi originada da Cia. Fanaticlowns, mas o trabalho vai muito além da faceta artística. “Esse trabalho, além da arte, leva a Jesus Cristo, porque Cristo é amor”, disse Vando Gildo, ao receber a honraria.
“Nesse momento, passam milhões de coisas na cabeça. É um trabalho de formiguinha. Quando você planta o bem, você vai colher o bem. Quero agradecer a todos vocês, de verdade. Que a companhia prevaleça, com muito amor. Que Jesus abençoe cada um de vocês”, finalizou.