
Um dia, me perguntaram se o Jardim das Flores e a Cidade das Flores eram o mesmo lugar. A dúvida era comum, principalmente na época dos antigos Guias de Ruas. Não era raro ver caminhões de entrega circulando perdidos na Cidade das Flores, em busca de endereços que ficavam, na verdade, no Jardim das Flores — e vice-versa. Eu que cresci na Cidade das Flores cansei de ver essa cena.
Mas a diferença é tão simples, e muita gente da minha época pode ainda não ter percebido. Uma pegadinha em forma de Natureza. Enquanto o Jardim das Flores traz nas suas ruas nomes de flores mesmo como Orquídea, Cravo, Girassol, Dália, Violeta, Crisântemo e Avenida das Flores, por exemplo, a Cidade das Flores homenageia outro reino da natureza. Lá encontramos as ruas Jacarandá, Coqueiro, Limoeiro, Laranjeira, Peroba, Castanheira, Eucalipto e a emblemática Avenida Pau-Brasil. Na verdade o nome correto seria Cidade das Árvores. Não é mesmo??
Mas, essa mistura de flores e árvores que traduz o espírito da cidade.
E é nesse clima de natureza, renovação e convivência que Osasco realiza, pela primeira vez, o Passeio Ciclístico da Primavera, no próximo domingo, 28 de setembro de 2025. A concentração será a partir das 8h30, em frente à Prefeitura, na Avenida Lázaro de Mello Brandão.
O evento, gratuito e aberto a todos, terá distribuição de camisetas, sorteio de bicicletas e brindes, além de empréstimo de bikes no local — garantindo que ninguém fique de fora. Mais do que um encontro esportivo, o passeio quer colorir a cidade com movimento, saúde e alegria, reforçando a importância da mobilidade sustentável.
Organizado pela CMTO (Companhia Municipal de Transportes de Osasco) em parceria com a Seij (Secretaria Executiva de Infância e Juventude) e a Setran (Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana), o passeio marca um novo capítulo na história da cidade, unindo a chegada da primavera ao pedal coletivo.
Serviço
Evento: Primeiro Passeio Ciclístico da Primavera
Data: 28/09/2025
Horário: a partir das 8h30
Local: Avenida Lázaro de Mello Brandão – em frente à Prefeitura de Osasco
Participação: gratuita

