Para encarar um roteiro de mais de 3.600 km por sete estados do Nordeste, a Bianchini Rally veio com tudo nesta 29ª edição do Sertões que terá largada neste sábado, 14, da Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte. A equipe de Alphaville (Barueri) estará com representantes em todas as modalidades: duas motos, um quadriciclo, três UTVs e um carro. Três são pilotos da região: Fabrício Bianchini (carros) que vai navegar para Michel Terpins na categoria T1 FIA Brasil e segue para a 21ª edição; nos UTVs, Marcos Finato que fará dupla com Guilherme Holanda e Gustavo Zanforlin, que nesta ano contará com a navegação de André Munhoz.
Os demais competidores do time são: nas motos Marcos Colvero e Cristhiano Pressi; nos UTVs, Eduardo Teixeira/Túlio Taniguchi e, pela primeira vez no rali estará o argentino Manuel Andujar, que em sua quarta participação no Dakar conquistou o título nos quadris em 2021. Após sete anos o Sertões é válido pelo Mundial de Rally Cross Country FIM (para motos e quadris).
Nesta edição serão 10 dias de disputa, que começa com o Prólogo (define a ordem de largada para o rali) nesta sexta-feira, 13, e mais nove etapas entre os estados de RN, PB, CE, PI, BA, AL e PE. A chegada será no dia 22, na Praia de Carneiros (Tamandaré), no litoral pernambucano. O alto nível técnico, as variações de terreno e competitividade acirrada são as grandes atrações do maior rali das Américas que, neste ano, contará com um roteiro 100% nordestino com 2.202 km de trechos cronometrados – de um total de 3.615 km.
A infraestrutura da Bianchini Rally já está montada no Parque de Apoio, em Tibau do Sul (RN) com motorhomes, caminhões de peças, picapes de apoio rápido, furgão e 25 integrantes no staff (mecânicos, chefe de equipe, cozinheiros, fisioterapeuta, motoristas, etc) que darão todo o apoio aos competidores durante o rali. No total a equipe estará com 35 pessoas.
A Bianchini Rally/Power Husky, com sede em Alphaville/Barueri, tem patrocínio da Rock, Army, Borilli Racing e apoio da Hupi, McDonald Pelz, O Mundo de Maria, Bull Sertões, Vedacit, XRally Team, Máfia do Rally e Petrolam. Mais informações: www.bianchinirally.com.br, Facebook @equipebianchinirally e Instagram @bianchinirally
Expectativas de alguns pilotos da equipe:
Fabrício Bianchini (Barueri/SP), 21ª participação – “Estamos com competidores em todas as quatro modalidades do grid e brigando pelo pódio e, ainda, recebemos na equipe o atual campeão do Dakar nos quadris. Nossa equipe está pronta e preparada para encarar os 10 dias de rali.”
Marcos Colvero (Porto Alegre/RS), 9ª participaçãro – “Chegando quase a uma década de Sertões, um marco importante. A moto é minha base, minha essência, somente ano passado naveguei para os UTVs e pretendo continuar na modalidade, enquanto o esqueleto aguentar. Minha expectativa é das melhores, quero curtir bastante a prova e esse roteiro desafiante e que o resultado seja consequência.”
Cristhiano Pressi (Sorriso/MT), estreante na prova – “Para o meu primeiro Sertões o objetivo é curtir e aproveitar essa experiência, focar muito na navegação e acelerar nas retas, sem correr riscos. Fiz somente o Rally Jalapão esse ano e infelizmente não tive tempo para treinar como gostaria, mas estou feliz demais em poder realizar esse sonho.”
Marcos Finato (Barueri/SP), 11ª participação – “Vou para meu 11º Sertões e sempre com a Bianchini Rally e este será o primeiro pilotando UTV. O Sertões para mim e sinônimo de resiliência e superação, ensinamentos que trago para o meu dia a dia na vida profissional e pessoal. O roteiro é fantástico e desafiador será preciso muita cabeça e preparo para alcançar os objetivos.”
Gustavo Zanforlin (Barueri/SP), 2ª participação – “Em 2020, na minha estreia, foi uma grata satisfação ter sido campeão na UT3, agora subi de categoria e a briga será na UT2, com pilotos bem competitivos. Aprendi no ano passado que temos de fazer uma prova rápida, mas com cautela para chegar todos os dias bem e esse ano arriscarei um mais mais.”
Eduardo Teixeira (SP), estreante na prova – “Será tudo novidade para mim, a expectativa é grande e para encarar o Sertões fiz um treinamento aeróbico, com bike, corrida funcional e yoga. Fiz o Rally Jalapão com a Bianchini Rally e me senti em casa, desde o primeiro dia, então esse clima ótimo da equipe será essencial para o dia a dia da prova.”
ROTEIRO SERTÕES 2021
Prólogo – Sexta 13/08 – 11 km
1ª. etapa PIPA/RN – PATOS/PB (Sábado 14/08)
82KM TE. 235KM DF. 93,2KM Total= 410KM
2ª. etapa PATOS/PB – ARARIPINA/PE (Domingo 15/08)
27KM TE. 245KM DF. 237KM Total= 509KM
3ª. etapa ARARIPINA/PE – SÃO RAIMUNDO NONATO/PI (Segunda 16/08)
146KM TE. 220KM DF. 38KM TOTAL= 404KM
4ª. etapa S.RAIMUNDO/PI – / S. RAIMUNDO/PI (Terça 17/08)
0KM TE. 306KM DF. 5KM Total = 311KM
5ª. etapa SÃO RAIMUNDO/PI – XIQUE XIQUE/BA (Quarta 18/08) – MARATONA
11KM TE. 329KM DF. 93KM Total= 433KM
6ª. etapa XIQUE XIQUE/BA – PETROLINA/PE (Quinta 19/08) – FIM DA MARATONA
0KM TE. 310KM DF. 146KM Total = 456KM
7ª. etapa PETROLINA/PE – DELMIRO GOUVEIA/AL (Sexta 20/08)
133KM TE. 242KM DF. 60KM Total= 435KM
8ª. etapa DELMIRO GOUVEIA/AL – ARAPIRACA/AL (Sábado 21/08)
7KM TE. 152KM DF. 80KM Total = 235KM
9ª etapa ARAPIRACA/AL – TAMANDARÉ/PE (Domingo 22/08)
190KM TE. 141KM DF. 20KM Total= 351KM