Aconteceu na última quarta-feira, 9, a escolha dos melhores projetos do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente, uma parceria da Secretaria de Educação de Osasco com a empresa siderúrgica produtora de aço. O projeto foi realizado por todas as escolas municipais de Osasco, com o intuito de conscientização para a preservação do meio ambiente.
Todos os anos o Prêmio ArcelorMittal de meio ambiente seleciona os melhores projetos para concorrerem às premiações em medalhas de bronze, prata e ouro.
Desta vez a EMEF Pastor Josias Baptista se destacou, ficando em primeiro lugar na categoria de 4° e 5° anos com o tema: Água – Economizar para não faltar, realizado por alunos do 4° ano da Professora Helen Lopes.
Na primeira etapa do projeto os alunos adquiriram conhecimentos sobre a água no planeta terra e entenderam a importância da economia, em seguida eles percorreram as dependências da escola para identificar pontos de desperdício, o resultado foi que eles encontraram muita vazão de água através das torneiras e logo encontraram uma solução junto à equipe escolar.
Além do âmbito escolar o projeto foi levado às casas dos alunos, que incentivaram seus pais a também realizar a economia de água em seus costumes diários. “Como professora me sinto privilegiada em acompanhar o desenvolvimento do projeto e ver o quanto os alunos se envolveram na questão da importância de economizar a água, levando as informações e atitudes para suas casas”, conta Helen.
Os projetos foram apresentados para professores da Universidade de São Paulo, que ao final escolheram os melhores, que foram premiados com medalhas de ouro.