Nas madrugadas de terça para quarta-feira e de quarta para quinta-feira (dias 6 e 7) foi realizada a desinfecção em quatro prontos-socorros de Barueri. No dia 6 aconteceu no PS Central Adulto e no PS Infantil; já no dia 7, foi a vez do PS do Engenho Novo e também do PS do Parque Imperial.
Em consonância com a Vigilância em Saúde do município, a descontaminação foi realizada por cerca de 30 soldados do Exército Brasileiro, pertencentes ao Comando Militar do Oeste, situado em Campo Grande (MS).
A iniciativa busca colaborar com as medidas sanitárias na prevenção ao contágio do novo coronavírus em áreas de grande circulação da população ou que representem ambientes de maior risco, como é o caso das unidades de saúde.
A desinfecção ocorreu em todos os ambientes internos dos prontos-socorros, bem como de seu entorno, o que justifica o fechamento das ruas durante a tarefa. A limpeza foi realizada durante a madrugada justamente por ser um horário de baixo fluxo de pessoas, tornando mais eficaz a ação dos produtos aplicados.
Várias equipes de descontaminação do Exército Brasileiro têm realizado ações como essa em locais públicos em todo o país. Trata-se de um esforço para ampliar a proteção da população nessa época de pandemia.