Feijão Fradinho curiosidades do Feijão que não é Feijão

Alexandre Frassini Colunistas Correio Gastronômico

Fazia tempo que não escrevia sobre curiosidades da cozinha e esses dias estive pensando muito num produto que não é tão consumido assim, muitas vezes vendido de forma criminosa e outras utilizado de forma errado. O Feijão Fradinho.

Pra começar, já vou explicando que muito do que vou escrever agora é pessoal e não estou aqui para criticar a receita de ninguém. Bom, pra começar a polêmica, o Feijão Fradinho não é Feijão, é uma leguminosa mais próximo da Ervilha, do Grão de Bico e da Fava do que do Feijão. Chegou ao Brasil trazido por escravos africanos que também levaram o Fradinho para a América Central e para os Estados Unidos. Faz sucesso também em pratos gregos. Mas vamos ficar mais aqui no nosso nordeste.

Pense, caro leitor, onde você comeu Feijão Fradinho a última vez? Provavelmente, você vai dizer no Baião de Dois. Pois é, muitos cozinheiros utilizam o Fradinho no famoso prato Cearense. Eu, particularmente, quando ainda estava começando a cozinhar o Baião nas feiras, ouvi o conselho de meu grande amigo pernambucano Genivaldo de José, de que o correto é utilizar o Feijão de Corda e não o Fradinho. E sigo assim até hoje. Meu Baião é com Feijão de Corda.

Aliás, outra coisa interessante é que são três tipos desses feijões diferentes. O de Corda, o Fradinho e o Verde. Eles são da mesma família, porém de sabores bem distintos. O de Corda é mais escuro e com gosto mais “aterrado”. O Verde é o mesmo que o de Corda porém é colhido bem antes quando a Vagem não esta madura. O Fradinho já é completamente diferente, coloração mais clara e com uma pintinha preta. Os três tipos tem sabores e preços bem diferentes.

Esses dias, meu amigo Eduardo me contou uma história absurda e fui pesquisar e vi que era real. Como o Feijão Verde custa mais caro, golpistas estão pintando o Feijão Fradinho de verde e vendendo em feiras livres. Meu amigo comprou um desses numa feira aqui em Osasco e quando colocou de molho teve a surpresa. Era Feijão Fradinho pintado de verde e vendido como Feijão Verde. Então tem que tomar cuidado.

Mas se o Feijão Fradinho não é o ideal para o Baião, onde podemos utiliza-lo? Em varias outras deliciosas receitas. Sabe o Acarajé baiano, pois é, a massa do bolinho é feita de Feijão Fradinho. Outra utilização que é sucesso é em saladinhas, vinagretes e farofas. Mas também da para criar receitas parecidas com o Tutu, Tropeiro e Caldinhos.

Mês passado fiz um grande evento da AgrofestSP do meu amigo Jardel, com patrocínio da Kicaldo e recebi alguns quilos de Feijão Fradinho da melhor qualidade. Aproveitei para preparar alguns pratos com ele. Um deles me chamou a atenção pois ficou uma delícia. Abaixo deixo a receita, mas antes uma dica. O Feijão Fradinho não precisa deixar de molho, manda pra pressão e não vacila, pois ele tem cozimento rápido e ao contrario do Feijão tradicional ele chupa a agua e não dá caldo.

Receita: Fradinho Kicaldo Gordo

Ingredientes:

  • 500g de Feijão Fradinho Kicaldo
  • 500g de Linguiça calabresa
  • 300g de Bacon
  • 200g de Farinha de Mandioca Fina Kicaldo
  • 1 Maço de Couve Manteiga cortada fina
  • 6 Ovos cozidos e picados
  • Meio litro de água
  • Alho, Azeite e Temperos a gosto

Modo de Preparo:

  1. Cozinhe o feijão fradinho Kicaldo e reserve.
  2. Corte a calabresa em rodelas e o bacon em cubos maiores. Frite com alho e azeite.
  3. Adicione o feijão fradinho Kicaldo cozido, cubra com água, tempere a gosto e deixe ferver.
  4. Coloque a couve e os ovos picados e misture.
  5. Aos poucos, adicione a farinha de mandioca fina Kicaldo, sempre mexendo.
  6. Deixe engrossar e desligue o fogo. Está pronto!Ta pronto!! Uma delicia!!

É isso ai gente! Tem outras receitas ai do Feijão Fradinho?? Deixa aqui nos comentários!!!
Até a próxima pessoal!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *