Ederson Moraes, goleiro do City e nascido em Osasco foi o único brasileiro presente na final da maior competição de futebol de clubes da Europa. O time inglês venceu o jogo contra o Inter de Milão por 1×0.
Com média de 96% de acerto nos passes no campo de defesa na atual edição da Liga dos Campeões, o atleta é fundamental no estilo de jogo de posse de bola e envolvimento do adversário. Com passes – e às vezes dribles – curtos e arriscados, Ederson garante a qualidade no toque de bola do City desde o início.
Criado em Osasco, no estado de São Paulo, Ederson se destacava desde cedo pela facilidade de bater na bola, além da força física. Atuando na linha, como lateral-esquerdo, deixava a desejar na velocidade. Até que o treinador de sua escolinha de futebol resolveu colocá-lo no gol contra sua vontade.
No futsal, se destacou como goleiro – inclusive marcando gols, apesar da posição – até que chegou ao São Paulo aos 11 anos. Porém, faltaram oportunidades nas categorias de base do Tricolor Paulista, o goleiro pouco atuou e acabou dispensado.
Aos 15 anos, recebeu um convite para testes no Benfica, de Portugal, onde foi aprovado. Nas categorias de base finalmente teve sequência e chegou a marcar um incrível gol chutando de sua área.
Depois de dois anos nas categorias de base do clube de Lisboa, Ederson foi emprestado ao modesto Ribeirão, de Portugal, e iniciou sua carreira profissional aos 17 anos. Entre 2012 e 2015, foi emprestado ao Rio Ave, da primeira divisão, e retornou ao Benfica na temporada 2015/16 para ser reserva do compatriota Julio César.
Em março de 2016, o ex-goleiro da Inter de Milão se machucou e Ederson assumiu a posição. O destaque foi tanto que ele foi titular até o fim da temporada, mesmo com o compatriota mais experiente já estando à disposição. Na temporada seguinte, novamente foi dono da posição e chegou à seleção brasileira. A rápida ascensão chamou atenção de Pep Guardiola.
Ederson conclui agora sua sexta temporada como titular absoluto do Manchester City. Em cinco delas foi campeão da Premier League. Também conquistou quatro vezes a Copa da Liga Inglesa, duas vezes a Copa da Inglaterra, duas vezes a Supercopa da Inglaterra e busca consagração neste sábado com o inédito título da Liga dos Campeões.