Grupo Mulheres do Brasil realiza 1 ª caminhada em Osasco pelo fim da violência contra mulheres e meninas

Correio 2

Por: Simone de Carvalho

O Grupo Mulheres do Brasil, Núcleo da cidade de Osasco, por meio do seu Comitê de Combate à Violência contra a Mulher, alinhado à iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), que este ano completou três décadas de mobilização internacional, convocou toda a sociedade a se unir por uma causa que diz respeito a todo mundo: o fim da violência contra mulheres e meninas.

De acordo com a ONU, aproximadamente 70% das mulheres sofrem algum tipo de violência ao longo da vida simplesmente por serem mulheres.

A ONU considera uma pandemia global a violência de gênero e com o enfrentamento à COVID-19 no mundo, muitas meninas e mulheres sofreram as duas pandemias ao mesmo tempo.

Na perspectiva de dar um basta a este ciclo de violência, de dizer que as mulheres não vão tolerar mais as violências e o feminicídio de suas amigas, irmãs, filhas e que em briga de marido e mulher se mete a colher sim, é que o Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo de Osasco realizou a 1ª Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, no último dia 4 de dezembro e levantou a hashtag #EuMetoAColherSim. A caminhada foi realizada no mesmo período em vários pontos do país, como também no exterior com ações alusivas ao tema. Ao todo, mais de 26 cidades do Brasil participaram desta grande mobilização.

O Grupo Mulheres do Brasil nasceu no ano de 2013 por um grupo de 40 mulheres e é presidido pela empresária Luiza Helena Trajano. Com o objetivo de engajar as mulheres enquanto sociedade civil na luta e conquista do desenvolvimento do Brasil, o movimento cresceu em núcleos municipais e internacionais. A proposta é ser o maior grupo político suprapartidário do país com foco no Brasil e esta semana alcançou o incrível número de 100 mil mulheres membros do grupo.

O Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo de Osasco foi criado no início de 2021 pela líder fundadora Samanta Alves e outras mulheres com o propósito de unir mulheres na luta por um Brasil com melhores condições de vida para todos e no fortalecimento da mulher em sociedade.

A 1º Caminhada pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas realizada em Osasco no último dia 4 de dezembro, foi coordenada pela Líder do Comitê de Combate à Violência, Luciana Ribeiro, que declarou “O lançamento da 1a Edição da Caminhada Pelo fim da Violência Contra Mulheres e Meninas em Osasco teve o propósito de mobilizar os diversos setores da sociedade, afim de despertar por meio da participação social uma consciência para nossa co-responsabilidade neste enfrentamento a todas as formas de violência contra as mulheres, assim despertando para a necessidade da desconstrução de uma cultura patriarcal e machista e gerando atitudes que promovam uma transformação social de cultura de paz e respeito à dignidade humana de todas as mulheres no mundo, independente de orientação sexual, identidade de gênero, cor de pele e classe social.” E complementou: “Estou líder deste comitê por uma identidade e história de vida, uma trajetória de militância e vida profissional de 25 anos voltada a inclusão da transversalidade de gênero pelos Direitos Humanos das Mulheres na sua pluralidade do Ser Mulher e que é base para nortear este trabalho!”.

A Caminhada reuniu mais de 200 mulheres de várias camadas da sociedade, autoridades políticas, presença e apoio de várias associações e movimentos, além do apoio da Prefeitura de Osasco através da Secretaria Executiva da Mulher e Diversidade (SEMUD) e da Secretaria Executiva de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR).

De acordo com Samanta Alves, fundadora do Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Osasco: “A Caminhada em combate a violência contra mulheres e meninas de Osasco foi um marco! Foi a 4ª maior caminhada do Brasil com a presença de mais de 200 mulheres, só perdemos para as capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília no Distrito Federal e empatamos com São José do Rio Preto – SP. Nossa caminhada reuniu mulheres que já lutam nesta causa há muito tempo e novas companheiras de luta. Serviu para mostrar que em Osasco as mulheres estão unidas e que não vamos nos calar! Queremos dar um basta: feminicídio zero! E após esta caminhada nós não vamos parar! Nós vamos continuar caminhando atrás dos nossos direitos!” E complementou: “Serviu para mostrar também para o Poder Público que nós estamos organizadas. E que queremos políticas públicas reais e funcionais para as mulheres vítimas de violência. Estamos juntas! Estamos todas, todes, todos juntos! Estamos focadas no nosso objetivo que é protagonismo feminino e o feminicídio zero! Porque em violência contra a mulher a gente mete a colher sim!”

Samanta Alves reforça a importância da luta diária e não só nos 16 Dias de Ativismo no Combate à Todo tipo de Violência contra as Mulheres e Meninas que é realizado anualmente de 25 de novembro à 10 de dezembro: “Agora fica um convite! Teremos nosso próximo encontro De Portas Abertas do Grupo Mulheres do Brasil no próximo dia 17/12, sexta-feira, as 18 horas no espaço de uma parceira nossa: CasaViva Cultural e Ambiental Avenida Maria Campos nº25. Venham mulheres e tragam suas amigas! Vamos juntas construir uma sociedade que construa uma cultura de que lugar de mulher é onde ela quiser!”

Para mais informações as mulheres que tiverem interesse podem se cadastrar no site www.mulheresdobrasil.org.br e seguir o Instagram @grupomulheresdobrasilosasco para acompanhar as campanhas e ações do Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo de Osasco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *