Hoje tem Bradesco Osasco em xeque na Superliga B de Vôlei Feminino: precisa vencer e mais que isso

Capa Colunistas Esportes Márcio Silvio

Situação tipo morte na praia para o Bradesco Osasco nesta sextona, última rodada da primeira fase da Superliga B. Já não dependendo dos próprios números, precisa vencer e mais que isso para se classificar. Qual é a parada?

O time do Jardim Cipava é o quinto colocado com 14 pontos em oito jogos e parte para a rodada final precisando da vitória para se classificar, obviamente. No entanto, vencer só não basta porque tem concorrente direto e com uma das mãos na próxima rede.

É o São Carlos. Quarto colocado com 17 pontos, precisa de só mais um set vencido para garantir acesso. Já está no G4 da fase de classificação e abre a rodada de hoje contra o eliminado Flamengo.

Sim, vento a favor do São Carlos que conta cinco vitórias e três derrotas – o Bradesco tem os mesmos números só que perde no saldo de sets: o São Carlos venceu 19 contra 12, a equipe de Osasco conta 17 a 14. Então, nesse quesito o São Carlos leva importante vantagem e, por isso, basta vencer mais um set para não dar mais qualquer margem de sonho ao Bradesco.

A equipe osasquense só se classifica dando essa combinação de resultados: se vencer Brusque por 3 a 0 e se o Fla também mandar três a zero no São Carlos. Qualquer outro número significa eliminação para as meninas do Jardim Cipava que não podem perder nenhum set contra Brusque.

Detalhando o Bradescão
A Superliga B classifica os quatro melhores e três já estão lá: São Caetano 23 pontos, Bluvôlei 18 e Brusque 17; o São Carlos é o seguinte com a mesma pontuação e, claro, parte para a rodada final com mãos poderosas contra o Flamengo.

O Bradesco Osasco decide tudo contra o terceiro colocado que é o fortíssimo Brusque. Vendo os números e tirando o isolado Sanca, tudo embolado do quarto ao segundo colocado – exceção apenas o São Carlos que ainda precisa se garantir.

Quanto ao jogo desta noite no Cipava, alguém pode pensar que Brusque já está focado na próxima fase e que, por isso, deve relaxar contra Osasco. Mas também é fato que a equipe catarinense não quer perder o terceiro lugar e que deve entrar em quadra em modo de decisão.

Por que o Bradesco se complicou? Iniciou o nacional com 3 a 1 no Franca, perdendo em seguida para o favorito Sanca, 3 a 1; reabilitou-se com 3 a 1 no Minas Náutico mas tomou aquele toco do Flamengo na rodada seguinte, 3 a 1 – situação que se agravaria com a derrota seguinte, Bluvôlei 3 a 0.

Sim, esses dois resultados explicam a situação de agora da equipe do Cipava que mesmo fazendo 3 a 0 no Sesi Bauru, 3 a 2 no São Carlos e 3 a 1 no Sada, chega à beira da vaga dependendo de outro placar.

Detalhando a última rodada
Das dez equipes da fase de classificação, as quatro últimas já estão rebaixadas para a Superliga C 2023 – Sada, Franca, Sesi Bauru e Minas Náutico; o Flamengo só cumpre tabela e a situação do Bradesco está contada aqui.

Os times do G4 vão para as semifinais pensando primeiramente no acesso, pois os dois que chegarem à disputa do título estarão festejando promoção à elite da Superliga. Tudo certo? Então é hora de conferir os jogos da última rodada da 1ª fase nesta sextona:

• Flamengo x São Carlos, 18h: o time carioca está fora da briga e só cumpre tabela; o São Carlos tem a vaga nas mãos, depende unicamente da vitória e, mesmo que não vença, se somar um set a favor já soma saldo suficiente contra a ameaça osasquense.

• Bradesco x Brusque, 19h: jogão que promete ser pegado no Jardim Cipava porque as minas da casa precisam da vitória e vão naquela fúria contra o já classificado terceiro colocado; mas Brusque não deve facilitar porque defende a posição.

• Franca X São Caetano, 19: rebaixada e só cumprindo tabela, Franca despede-se contra o líder invicto Sanca que está sobrando no campeonato.

• Bluvôlei X Sesi Bauru, 21: fechando os jogos desta sexta, o segundo colocado recebe o rebaixado time de Bauru que surpreende com essa sofrência; o clube tem uma base muito forte mas entrou na Superliga com mãos de festim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *