O Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB), unidade da Prefeitura de Barueri gerenciada em parceria com a SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, aproveita o Dia Mundial do Doador de Sangue (14/6) para destacar a importância dessa atitude simples e rápida, mas que é capaz de salvar pessoas que passam por procedimentos complexos como transfusões, transplantes e cirurgias, ou que tenham doenças crônicas, por exemplo, anemia falciforme.
A facilidade começa nos critérios para realizar a doação de sangue. “O voluntário só precisa ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, ter dormido pelo menos seis horas, estar bem alimentado e apresentar documento recente com foto. Se tiver gripe ou resfriado, é necessário esperar pelo menos sete dias após o desaparecimento dos sintomas”, explica Paulo Tierno, diretor técnico do HMB.
O processo total de doação, que demora menos de uma hora, consiste no preenchimento de cadastro, teste de anemia, verificação de sinais vitais e peso, triagem clínica com entrevista confidencial e coleta de 450 ml de sangue, que representa cerca de 10% do sangue do doador e será reposto pelo organismo no prazo de 24 horas.
De acordo com o Ministério da Saúde, a doação pode beneficiar mais de uma pessoa porque o sangue é separado em hemácias, plaquetas e plasma, e cada paciente recebe a parte específica do sangue de acordo com a sua necessidade. “O amor ao próximo é o que me faz sair de casa para doar sangue. Nesta fase de pandemia, sabemos que a situação está complicada em muitos aspectos, então não custa nada ajudar”, comenta José Roberto Castelo, doador de sangue no HMB.
No piso térreo do hospital, existe um posto de coleta da Fundação Pró-Sangue, com funcionamento de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h. Para esclarecimentos, é possível entrar em contato pelo telefone (11) 2575-3375. Devido ao cenário de pandemia, para garantir a segurança do doador e dos funcionários, é imprescindível fazer o agendamento de dia e horário no site http://www.prosangue.sp.gov.br. Vale lembrar que o uso de máscaras é obrigatório e que há disponibilização de álcool gel para higiene das mãos.
Ainda em relação à Covid-19, pessoas que foram contaminadas pelo novo coronavírus só podem realizar a doação de sangue após 30 dias da recuperação completa e aqueles que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados ficam inaptos para doar por 14 dias após o último dia de contato.