O laudo feito pelo Instituto de Criminalística aponta que o desabamento do teto do Osasco Plaza Shopping foi causado pelo rompimento de parafusos, por sobrecarga e oxidação da estrutura.
Segundo o laudo:
- No local do estacionamento antes havia uma abertura (claraboia) e, em uma reforma, ela foi fechada com uma laje com capeamento asfáltico, constituindo uma estrutura mista com vigas metálicas e lajes pré-moldadas.
- Segundo os peritos, as vigas metálicas tinham chapas soldadas em suas extremidades, que estavam fixadas na estrutura já existente, com dois pares de parafusos em cada extremidade, totalizando oito parafusos.
- No local do desabamento, o técnico constatou o colapso de seis vigas, caracterizado pelo rompimento dos parafusos.
- Também foram encontrados pedaços de parafusos rompidos, com sinais de oxidação, e indícios de infiltração no concreto da laje.
A estrutura desabou em 8 de março. Ao menos cinco carros que estavam no estacionamento do shopping, que fica sobre a laje que desabou, caíram também.
Os destroços atingiram a praça de alimentação, que havia sido isolada parcialmente. Vídeos do momento da queda registraram água vazando do teto. Depois disso, ele racha e cai, assustando quem estava no local. Ninguém se feriu.
O estabelecimento foi interditado por tempo indeterminado pela Prefeitura de Osasco, que também cassou o alvará de funcionamento do shopping.