Cidade recebe premiação por implantação de modelo pedagógico inovador na rede municipal de ensino
Foto: Christian Carracci/PMI
A Prefeitura de Itapevi recebeu, na quinta-feira (21), o prêmio “Educação do Amanhã” pela adoção de práticas inovadoras que estão transformando a rede de ensino municipal, com o programa Educa Itapevi. O evento foi realizado pela empresa Google em parceria com a Colaborativa. A entrega aconteceu no Espaço Samsung em São Paulo.
O objetivo da iniciativa foi reunir líderes de diferentes instituições de ensino para debater o futuro da educação. Participaram do encontro cerca de 200 organizações, entre mantenedores e gestores de diferentes instituições de ensino, sendo educação básica, superior, técnico, cursos livres e editoras.
A temática nesta primeira edição foi “Aprendizagem inovadora e inteligência de dados na educação”. Itapevi foi premiada com a entrega de placa de reconhecimento e o selo digital dentre as instituições de ensino brasileiras devido a implantação de cinco Escolas do Futuro de Tempo Integral, utilização de chromebooks em sala de aula, parceria com a plataforma Google For Education, valorização dos professores, criação do projeto Aluno Tutor, atividades desenvolvidas durante a pandemia, entre outras ações.
Saiba mais sobre o Educa Itapevi
Itapevi ganha destaque pelo olhar cuidadoso e humanizado para a área da educação. Em 2019, o município lançou o programa Educa Itapevi, uma iniciativa que tem como objetivo tornar a rede municipal de ensino referência nacional.
O programa prevê a reformulação da política pedagógica no município com a valorização dos docentes e incentivo ao uso da tecnologia educacional como formas de garantir a excelência no aprendizado dos estudantes.
O projeto de transformação digita inclui a parceria com a Colaborativa e a Google for Education, iniciada em 2019, que visa por meio da adoção de tecnologias, aumentar o engajamento dos estudantes e assim aprimorar o ensino na rede.
A parceria permitiu a capacitação de educadores da rede municipal em ferramentas de tecnologia educacional Google Workspace for Education. Além dos professores, as formações estenderam-se aos funcionários administrativos e gestores, obtendo melhoria significativa em processos internos e de comunicação entre a Secretaria de Educação e as unidades escolares.
Cidade preparada: uso de tecnologia durante a pandemia
Outro ponto que contou favoravelmente na premiação recebida por Itapevi foi o preparo da comunidade educacional com a chegada da pandemia de Covid-19. O município estava preparado para o uso de novas ferramentas como soluções para aulas remotas, como o “Lição de Casa”, link disponibilizado pela Prefeitura para videoaulas. Os professores tiveram suporte técnico e assessoria em infraestrutura tecnológica pela Colaborativa.
Aluno Tutor
Em 2022 e neste ano, os alunos da rede receberam capacitação do programa Aluno Tutor com tecnologia Google. A ideia foi preparar estudantes para se apropriarem das ferramentas educacionais e assumirem o papel de protagonismo no desenvolvimento da cultura de inovação das escolas. Foram mais de duas edições do programa com formação de mais de 250 alunos das Escolas do Futuro e Cemebs.
Escolas do Futuro
Elas são uma realidade desde 2019, quando Itapevi entregou a primeira unidade neste novo formato. De lá pra cá, a cidade deve contar, nos próximos anos, com 10 novas escolas do futuro prontas e em funcionamento.
Itapevi conta com três unidades já entregues e em funcionamento: Parque Suburbano, Santa Rita e Cardoso. A cidade tem ainda outras duas unidades adaptadas e transformadas em escolas de tempo integral: as Escolas do Futuro Professora Magali Trevizan Proença de Almeida, na Chácara Santa Cecília, e Governador André Franco Montoro, no Cardoso. Em construção estão Cohab e Amador Bueno.
Chromebooks
Ao todo existem 5,8 mil chromebooks disponíveis na rede municipal, que são os notebooks desenvolvidos pela Google. O uso da ferramenta beneficia cerca de 18,9 mil estudantes do 1º ao 5º ano. O equipamento é utilizado desde 2019 na rede pública municipal. Vale reforçar que mais de 240 educadores foram aprovados com certificações internacionais Google for Education.