Fonte: Carol Brito / Folha de Pernambuco
Foto: Rodolfo Loepert-PCR
Nesta sexta-feira (1º), o prefeito João Campos recebeu em seu gabinete uma comitiva formada por representantes da Prefeitura de Osasco, liderada pelo próprio prefeito do município, Rogério Lins. Na pauta, iniciativas que têm feito a diferença na vida de quem mais precisa e que contribuem para o desenvolvimento tecnológico e econômico da cidade, como o Embarque Digital.
“A gente tem um grande polo de tecnologia aqui no Bairro do Recife. São mais de 15 mil pessoas trabalhando só no mercado de tecnologia. Semana passada, lançamos o maior programa de formação de ensino superior para essa área. Recife tem 500 vagas por ano de entrada no ensino superior na área de tecnologia e a prefeitura fez um programa específico para dobrar as vagas. São 500 vagas com bolsa de 100% só para tecnologia, porque o gargalo hoje é a mão de obra”, detalhou João Campos, durante o encontro.
Assim como o Recife, o município de Osasco tem atraído empresas da área de tecnologia no Sudeste do País. Foi justamente para conhecer o exemplo do Porto Digital e da gestão municipal que a comitiva escolheu a capital pernambucana. “Viemos conhecer o Porto Digital do Recife, que é considerado um dos maiores polos de inovação tecnológica do Brasil. Foi um dia de muito aprendizado e vamos levar excelentes experiências para a nossa cidade. Aproveitamos para passar aqui no gabinete do prefeito, que também deu aulas de gestão pública a respeito de coisas que estão acontecendo por aqui. Este intercâmbio entre as cidades sempre leva a muitas melhorias”, defendeu Rogério Lins.
O gestor do município paulista afirmou que o Embarque Digital foi uma das iniciativas que mais impressionou a comitiva. “Foi uma das coisas que mais me emocionou, a oportunidade que está sendo dada aqui para a juventude. Eu encontrei hoje um garoto na comunidade do Iraque, falando sobre programação e desenvolvimento. Isso me emocionou. Tenho certeza de que esse programa vai mudar a vida de jovens como ele para sempre. Esse é o desafio dos gestores públicos e o prefeito está de parabéns.”
SOBRE O EMBARQUE DIGITAL – Coordenado pela Secretaria de Educação do Recife, o Programa tem como foco principal estudantes egressos da rede pública. Ao todo serão 2 mil vagas abertas até 2024, num investimento total de R$ 30 milhões. A ação faz parte do Programa Recife Virado, de retomada econômica.
Custeados pela gestão municipal, o Porto Digital desenvolverá cursos através do mapeamento de vagas no mercado de trabalho e oferta de uma residência tecnológica altamente inovadora. É importante frisar que o programa beneficia jovens egressos da rede pública, sendo que 50% destas vagas deverão ser preenchidas por pessoas negras ou pardas, tendo como um dos critérios de desempate a prioridade para mulheres.