Líder do Ranking de Clubes, basquete do Bradesco vence Prêmio Formador

Esportes Márcio Silvio

O Comitê Brasileiro de Clubes tem uma métrica que pesa cada clube temporada a temporada e em várias modalidades. A ferramenta para isso é o Quadro Geral de Medalhas, indicador que resulta no Ranking de Clubes e que, por fim, fecha a lista dos melhores do País na formação esportiva.

O Bradesco Osasco é o líder na modalidade basquete e leva o Prêmio Clube Formador 2022. Atuando em todas categorias de base, soma 90 pontos sobre os 40 do Basquete Foz do Iguaçu, segundo colocado com a mesma pontuação do Sport Recife.

O clube do Jardim Cipava também tem reconhecimento no vôlei feminino, só que nessa modalidade quem leva o prêmio é o Minas Tênis com 80 pontos; o Flamengo chega em segundo com 55 e o Praia Clube em terceiro com 40. O vôlei do Bradesco Osasco aparece bem mais abaixo, trigésimo lugar; em 34º está Barueri e, da elite paulista e nacional, Osasco é o quadragésimo entre os 46 do ranking.

Além do basquete e do vôlei, o ranking do Comitê Brasileiro de Clubes lista atletismo, águas abertas, badminton, basquete 3×3, canoagem de velocidade, ginástica artística, handebol, nado artístico, natação, polo aquático, remo, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, vela e wrestling – o karatê não é olímpico mas está na grade do CBC.

Claro que a pandemia afetou barbaridade, então o Comitê avisa que os critérios para o ranking 2022 partem das modalidades que atuaram durante o período de quarentena e que isso altera o quadro. Mas como o jogo segue e o ranking não pode parar, o basquete do Bradesco Osasco está aí e leva o caneco – em novembro tem o Congresso Brasileiro de Clubes em Foz do Iguaçu, evento de entrega dos prêmios.

Minas do Cipava na Seleção Brasileira
A Seleção Brasileira de Basquete está em apronto para a Americup Sub 18, treinos que começaram no Sesi Araraquara (foto). São 19 atletas convocadas, cinco do Bradesco Osasco – as alas/pivôs Taissa Queiroz e Ana Beatriz; as pivôs Arianny Francisco, Manuella Alves e Ana Luiza.

O elenco treina em modo peneirão porque sete serão cortadas – a Confederação Brasileira de Basquete definirá as doze melhores para a seleção que embarca para Buenos Aires. Campeão sul-americano invicto, o Brasil viaja em 11 de junho, a Americup começa dia 13 para cesta final dia 19 na capital argentina.

As cinco do Bradesco Osasco estão nesse peneirão em Araraquara e pegando forte pela convocação final. Na Americup o Brasil enfrenta Argentina, Colômbia, Porto Rico, El Salvador, México, Estados Unidos e Canadá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *