As linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, administradas pela ViaMobilidade, vão operar com velocidade reduzida e maior tempo de parada pelos próximos três a quatro meses. Segundo os cálculos da empresa, o tempo total de viagem nas duas linhas aumentará em sete minutos, com acréscimo aproximado de um minuto no intervalo entre os trens.
A medida temporária, que teve início nesta segunda-feira (20), foi tomada após o descarrilamento de um trem entre as estações Sagrado Coração e Itapevi, no sábado (18). Na ocasião, uma mulher chegou a passar mal, e os passageiros precisaram dos vagões e caminhar nos trilhos.
Desde o início da gestão da concessionária, as linhas vêm enfrentando uma série de falhas em equipamentos, trens, sinalização, trilhos, além de descarrilamentos. Segundo dados obtidos por LAI (Lei de Acesso à Informação), com exclusividade pelo R7, foram contabilizadas 157 ocorrências apenas no ano passado.
De acordo com a ViaMobilidade, com base em um mapeamento, a velocidade máxima será reduzida de 90 km/h para 70 km/h em alguns trechos importantes para manutenção da via permanente, incluindo trilhos e dormentes.
“Ação temporária, que deve permanecer pelos próximos 3 a 4 meses, de acordo com o avanço nas intervenções. Para isso, a concessionária triplicou as frentes de trabalho que atuam na via”, informou a concessionária.