Confesso que essa coluna começará meio torta, culpa do meu lapso de memória, por não lembrar se foi na aula de linguística, num bate papo de boteco, numa leitura de jornal ou em alguma palestra. Só sei que alguém disse e eu concordo. Chico Buarque é gênio e uma das provas disso são as diversas composições que escreveu com visão feminina e que são reconhecidas por elas. O mais incrível é que quando você se encontra nessa provocação, o pensamento viaja e a gente começa a rememorar algumas dessa obras. E nossa hora não há lapso que me afete. Confesso também que foi através dessa observação que exercitei um pouco esse estilo e compus algumas modestas canções, e óbvio que nada a comparar com as obras primas de Chico. Quem sou eu, né!?
Escrevi esse longo paragrafo para lhe informar, querido leitor, que parte dessa maravilhosa obra estará no espetáculo inspirado nas canções de Chico Buarque “Palavra de Mulher”, que chega ao Teatro Municipal de Barueri no dia 02 de setembro, as 21hs.
“Palavra de Mulher” é um espetáculo em formato cênico-musical, que passeia por algumas composições do ambiente feminino de Chico. A peça está em cartaz a mais de 15 anos e já rodou o Brasil inteiro, ganhando vários prêmios e elogios. E só de olhar o elenco da para entender o tamanho do sucesso. As incríveis Lucinha Lins, Tania Alves e Virginia Rosa.
A peça foi idealizada a partir de um espetáculo com grandes e pockets shows, organizado pelo Sesc SP para comemorar os 60 anos de Chico Buarque. Virginia Rosa fazia parte desse time, e preocupada com repetições de repertório entre os shows buscou canções que evitassem esse conflito . “Foi quando o Fernando (Cardoso), que já estava comigo nessa empreitada à época, sugeriu que eu focasse apenas nas composições que versam sobre ou a partir do olhar de personagens femininas. Mais tarde, em 2008, voltamos a essa proposta quando participamos da inauguração de um teatro aqui de São Paulo e, então, o Fernando propôs que a gente convidasse a Lucinha (Lins) e a Tania (Alves), para que elas fizessem participações. Deu tão certo, a nossa interação em cena, que então decidimos consolidar esse formato”, explicou Virginia Rosa em julho, à Alex Bessas do Jornal “O Tempo”, antes da apresentação em Belo Horizonte.
E a escolha não poderia ser mais perfeita uma vez que Lucinha e Tania tem referencias importantíssima na carreira e influencias de Chico Buarque. Foi Chico que levou Tania Alves a Polygram, por exemplo, após conhece-la cantando num ensaio da peça Calabar, que devido a censura nem estreou. Alias, confesso que acompanho a sua carreira e sempre me surpreende positivamente a suas interpretações musicais e brinco que não existe outra Maria Bonita, tem que ser a que Tania Alves interpretou. Maravilhosa!
Já falar de Lucinha Lins é fácil para mim. Assisti no cinema “O Saltimbancos Trapalhões” e tenho gravado e assisto sempre que possível. É incrível, inesquecível e emocionante. Lucinha interpreta a bela Karina, filha do dono do circo Bartholo e entre outras, dá voz a uma das mais belas canções dessa gigante obra de Chico Buarque, a icônica “Historia de uma Gata”. Até me arrepia (rs). E quem não se lembra dela no papel de Mocinha, em Roque Santeiro. Talentosíssima!!
Ou seja, “Palavra de Mulher” é um espetáculo imperdível e os ingressos já estão à venda e podem ser adquiridos pelo site: megabilheteria.com e maiores informações pelo 11 99996-3356
Sábado dia 2 de Setembro é dia de “Buarquear” com essas Divas!!
Até a Próxima Pessoal!!!
Que incrível! Sou fã da Lucinha Lins, Tania Alves e Virginia Rosa, e com certeza não vou perder essa apresentação no Teatro Municipal de Barueri. “Palavra de Mulher” promete ser um espetáculo emocionante, especialmente por ser inspirado nas composições de Chico Buarque. Mal posso esperar para ver essas talentosas artistas celebrando a visão feminina na música. Será uma noite inesquecível!
Att,
Ana Cristina
E-mail: anacristina_silva1990@gmail.com
Site: assistir online
Gostei da forma como você abordou cada ponto de maneira tão envolvente. … Att, Assistir Online
Keep working ,fantastic job!