Simone Neri é formada há 30 anos em medicina na Unisa e especializada em Clínica Médica e Dermatologia. Em Osasco é proprietária da Clínica Simone Neri. Além disso, a médica promove diversas ações sociais, tem uma academia de cursos para profissionais da saúde e participa da Ong Médicos do Mundo
A profissional médica atua em Osasco há 20 anos e por dois anos atendeu como clínica geral no Pronto Socorro do Hospital Antônio Giglio e sempre trabalhou em consultórios.
Com o apoio de seu marido Edon, em 10 de março de 2020 inaugurou a sua primeira empresa em Osasco, Clínica Simone Neri, no Edifício Offices Osasco, à Rua Machado de Assis, 797, com a especialidade dermatologia e cuidados com a pele, cabelos e unhas, bem como, no tratamento do câncer de pele, cirurgias de tumores e tratamentos estéticos.
Neste mesmo ano, 2020, Simone perdeu a mãe vítima do Covid-19. Ela era seu porto seguro, gerente da clínica e participante em muitas obras sociais. “Fui surpreendida com o quanto ela tinha se dedicado em ajudar o próximo. Isso me impactou e resolvi fazer minha vida valer a pena, abraçar a causa e trilhar pelo mesmo caminho, o de ajudar as pessoas dentro da minha área”.
“Em 2021 procurei o Sergio Di Nizo, secretário de Governo do prefeito Rogério Lins e recebi apoio para organizar uma campanha sobre o câncer de pele junto aos usuários da Policlínica da Zona Norte, onde havia uma fila de espera de mais de 300 pessoas com suspeitas de câncer. Encabeçamos essa cruzada e todos os casos confirmados foram tratados e cerca de 10% foram encaminhados à cirurgia.
No segundo ano da parceira com a prefeitura, optamos por outro caminho, capacitamos cerca de 330 Agentes Comunitários de Saúde com treinamentos para detectar pessoas com suspeitas de câncer de pele. Os agentes fizeram a triagem e detectaram cerca de 200 pessoas com a doença e destes, 50% foram confirmados com câncer. A maioria foi tratada por nós e curadas e outras foram encaminhadas para o serviço de referência.
Já no ano de 2023, além do treinamento, o trabalho é mensal com os agentes e com isso, a triagem ficou mais robusta. A meta é zerar os casos de câncer de pele no município de Osasco.
Nos três anos foram atendidas mais de 500 pessoas da cidade e destes, cerca de 330 foram diagnosticados com a doença, tratados e curados”, finalizou a doutora.
Outro trabalho que foi iniciado em 2023 pela médica e desenvolvido nas comunidades do Munhoz e Mutinga, com mulheres em situação de vulnerabilidade social, é a capacitação profissional com cursos de limpeza de pele, designer de sobrancelhas e spa dos pés. Mais de 100 mulheres desses bairros que participaram dos cursos já estão trabalhando.
Em 2023, a médica Simone Neri inaugurou a Skin News, uma academia de cursos para profissionais da área de saúde estética. Ela ainda atua como voluntária na Ong Médicos do Mundo, como médica clínica e dermatologia.
Com esses trabalhos sociais sendo desenvolvidos, nasceu em Simone Neri o desejo de ampliar o atendimento, fazer a diferença, levando suas ações de uma forma mais ampla para muito mais pessoas e para isso, capacitando os médicos das UBSs para trabalhar com as especialidades, capacitando-os para resolver as demandas que se apresentam e só os casos graves sendo direcionados para especialistas. Nascia aí na médica Simone, o desejo de ampliar suas ações com uma participação mais efetiva no meio político.
Sabendo de seu desejo, nos últimos dias foi convidada pelo secretário Municipal Sérgio Di Nizo, a participar da próxima eleição municipal como pré-candidata a vereadora. Foram apresentados a ela três agremiações partidárias para a filiação, mas segundo ela, “por admirar como mulher e também na política, a deputada federal Renata Abreu, presidente nacional do Podemos, decidi por esse partido, sendo bem acolhida pelo presidente do Podemos/Osasco, Gelso Lima”, concluiu a agora pré-candidata a vereadora nas eleições municipais de Outubro próximo.
“Eu não sabia, mas a política já estava no meu sangue e com ela posso ampliar e desenvolver ações na área médica que beneficiem a população. Descobri que queria ser médica para cuidar das pessoas quando aos 4 anos perdi meu avô. Hoje às segundas-feiras também temos um programa na Rádio Nova Difusora, onde levo profissionais capacitados para que o ouvinte receba informações de qualidade da área de saúde.
Tenho uma outra meta a ser alcançada, criar uma Fundação “Projeto Casa Neri”, em homenagem á minha mãe Claudete, abraçando as causas sociais, capacitando profissionais médicos e promovendo atendimento médico gratuito.
Edon foi meu namorado de infância e na juventude e depois nos separamos. Hoje estamos casados há 10 anos. Foi ele quem me incentivou a montar a Clínica e quem me apoia em todos os meus projetos sociais. Adotei minha filha Vitória aos 6 meses, hoje ela está com 17 anos e tenho um enteado, Leonardo, com 25 anos”, encerrou a médica Simone Neri.