Além dos medicamentos vencidos, aqueles que estão fora de uso também devem ser descartados nas farmácias. A informação é da Prefeitura de Osasco.
A um mês de mais uma edição da Semana Lixo Zero, a Prefeitura de Osasco prepara uma nova frente de ação em relação ao descarte correto de resíduos, neste caso, os medicamentos vencidos e fora de uso, muitas vezes descartados de forma errada pela população. O descarte inadequado de medicamentos é ruim para o meio ambiente e, consequentemente, para a saúde pública. Isso porque o despejo incorreto provoca a contaminação do solo e das águas, comprometendo a qualidade de vida. O caminho correto do remédio vencido ou em desuso não é diretamente o lixo da cozinha ou do banheiro.
Medicamentos vencidos ou em desuso devem ser descartados nos contentores de farmácias e drogarias, que devem integrar sistema de logística reversa de medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso, de uso humano, industrializados e manipulados, e de suas embalagens após o descarte pelos consumidores, conforme Decreto Estadual Nº 10.388/2020.
De acordo com o Diretor Geral de Gestão de Resíduos, Oscar Buturi, “todas essas mudanças e avanços estão previstas na Política Nacional de Resíduos, Lei Federal Nº 12.305/2010, que completou 14 anos no último mês de agosto. Apesar disso, a maioria desconhece a importância do descarte correto dos medicamentos e suas embalagens e acabam lançando-os no lixo comum”, comentou Buturi.
Segundo a Prefeitura de Osasco, a Diretoria Geral de Gestão de Resíduos (DIGRES) prepara, num primeiro momento, uma ação de conscientização e incentivo para que todas as farmácias e drogarias disponibilizem seus contentores para receber os medicamentos vencidos e suas embalagens, também chamadas de blisters.
Ainda de acordo com Oscar Buturi, “esperamos poder contar com a colaboração e conscientização dos responsáveis pelas farmácias e drogarias, já que esta é uma questão sensível que envolve a proteção da saúde e do meio ambiente. Osasco precisa dar esse passo importante”, concluiu Buturi. A Prefeitura também informou que a Semana Lixo Zero 2024 deve ocorrer entre os dias 21 e 25 de outubro.
É de extrema importância essa matéria, pois trata-se de saúde pública e também ambiental. A população precisa ser conscientizada sobre o descarte correto e adequado de medicamentos vencidos.