Por: Simone de Carvalho
A história da presença negra em Osasco, do século aos dias atuais é o tema do novo livro do escritor osasquense Ricardo Aparecido Dias. A obra será lançada neste sábado, 20 de novembro, a partir de 18 horas, na Escola de Artes Antônio César Salvi no centro da cidade.
O livro tem o propósito de resgatar fatos e acontecimentos da história osasquense tendo como perspectiva a participação da comunidade negra. No entanto, antes que se imagine uma postura de racismo às avessas, o autor assegura que seu objetivo é destacar pessoas que amam e respeitam a cultura negra, independente de etnia.
O livro apresenta a cultura negra na cidade e na região, do século XVI aos dias atuais, e o depoimento de cerca de 100 pessoas a respeito de sua vivência em Osasco e do que a comunidade de cultura negra representa para elas.
A obra “Memória da Comunidade de Cultura Negra de Osasco” foi impresso na Gráfica Mar Mar de Osasco e conta com a autoria de capa do artista gráfico Érico Birds. Como em seus outros livros, a obra é uma parceria do autor com Rodrigo Carneiro, que também assina a revisão.
O autor agradece todo o apoio recebido da Secretaria Executiva de Promoção de Políticas de Igualdade Racial, através da Secretária Amanda França e seus colaboradores, bem como o gabinete do vereador Emerson Osasco e a mandata da Ativoz. “O livro Memória da Comunidade Negra de Osasco é um marco histórico para nossa cidade pois ressalta a participação do povo preto na construção sociopolítica, econômica e cultural de nossa Osasco. Cada pessoa destacada tem seu papel na riqueza do nosso território e referencia nossa ancestralidade, evidenciada pelos dias atuais em que lutamos diariamente para combater toda forma de violência, preconceito e racismo. O apoio da SEPPIR fortalece as pautas de promoção da igualdade racial e vem trazer nitidez para políticas públicas de combate ao racismo”, disse Amanda França.
Quem comparecer ao lançamento poderá adquirir seu exemplar, autografado, a um preço promocional e participar de um bate papo com o autor.
A Escola de Artes Antônio César Salvi da Secretaria de Cultura está localizada à Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo, esquina com avenida Marechal Rondo, no centro de Osasco.
Serviço
Lançamento do Livro Memória da Comunidade de Cultura Negra de Osasco
Data: Sábado, 20
Horário: 18h
Local: Escola de Artes Antônio César Salvi
R. Ten. Avelar Pires de Azevedo, 360 – Centro, Osasco
Ricardo Dias mais uma vez está de Parabéns por seu trabalho.
Lembram ? Racismo reverso não existe.
Ainda temos muitos conceitos, posturas, verdades ultrapassadas, muito a discutir.