Ministério do Esporte, Conselho Nacional do SESI e SESI-SP assinam em Osasco “Acordo de Cooperação” para o desenvolvimento do futebol feminino

Capa Esportes

No estado de São Paulo, meninas e adolescentes poderão praticar o esporte, com aulas gratuitas, em 11 unidades do SESI-SP. O objetivo é desenvolver a modalidade a longo prazo, desde a formação inicial até a profissionalização

Em parceria inédita, Ministério do Esporte, Conselho Nacional do SESI e SESI-SP se reúnem em evento, nesta quinta-feira, dia 31, na unidade do SESI em Osasco, para assinatura de Acordo de Cooperação com o objetivo de avançar no desenvolvimento do futebol feminino no Brasil. A diretriz foi estabelecida pela Estratégia Nacional para o Futebol Feminino, criada por meio do Decreto 11.458, de 30 de março de 2023, assinado pelo Presidente Lula no mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher (8 de março).

Após 120 dias da assinatura do Decreto, fruto de um esforço coletivo de um Grupo de Trabalho com representações diversas, o Ministério do Esporte apresenta um Diagnóstico preliminar sobre a situação do futebol feminino no Brasil, um Plano de Ação a ser executado em conjunto com diversos setores e parceiros e sinaliza as principais orientações para o aprimoramento e desenvolvimento da prática no país.

“Este é um marco para a Política Pública do Esporte no Brasil, considerando a expressa proibição normativa da prática da modalidade por meninas e mulheres por quase 40 anos (1941 – 1979). O futebol é uma modalidade tradicionalmente masculina e avançar na perspectiva do desenvolvimento do futebol feminino, considerando todas suas frentes, é furar uma bolha que repercutirá em todas modalidades esportivas e na participação das meninas e mulheres além dos campos”, lembrou a ministra do Esporte, Ana Moser.

Nessa parceria, a modalidade será oferecida pelo SESI-SP, de forma gratuita, mas com investimento expressivo, em 11 unidades no estado de São Paulo. As inscrições estão abertas para meninas entre 6 e 15 anos. O projeto faz com que o Brasil olhe de maneira mais qualificada para a valorização de todo o ecossistema do futebol feminino e cria as bases para o futuro da modalidade no País.

“O SESI-SP tem o objetivo de democratizar o acesso ao futebol feminino nas equipes de base, criando oportunidades para o desenvolvimento da modalidade a longo prazo, desde a formação até o rendimento esportivo”, destaca Josué Gomes da Silva, presidente do SESI-SP.

“O nosso foco é educação ligada ao esporte. Os dois se complementam sempre. Cultura e esporte fazem parte da educação”, afirma Vagner Freitas, presidente do Conselho Nacional do SESI.  

As aulas serão oferecidas inicialmente para cerca de 1.100 a 1.650 alunas, entre 6 e 15 anos, por meio do Programa Atletas do Futuro (PAF) do SESI-SP, que há mais de 30 anos promove formação e cultura esportiva. A expectativa é que, em fevereiro de 2024, ao menos 6 unidades avancem e iniciem o desenvolvimento do Treinamento Esportivo para meninas dos 12 aos 16 anos, detectando 300 talentos esportivos, priorizando em sua maioria as do PAF. No Treinamento Esportivo, o objetivo é aperfeiçoar as capacidades esportivas para fins competitivos.

As inscrições para o futebol feminino do Programa Atleta do Futuro (PAF) podem ser realizadas diretamente em um dos Centros de Atividades do SESI-SP.

Esta ação é o pontapé inicial de várias outras que Governo Federal, SESI, FIESP e outros parceiros entregarão pelo país. Está no planejamento para o triênio 2023-2025 ações de capacitação profissional, criação de núcleos de prática, criação de centro de treinamento de formação de base, incentivo à pesquisa e melhora de calendários com a profissionalização para atletas e mulheres em cargo de gestão.

Para celebrar o lançamento da Estratégia Nacional para o Futebol Feminino e a parceria com o Conselho Nacional do SESI e com o SESI-SP, o Ministério do Esporte estará em Osasco, no dia 31 de agosto, quinta-feira. Na oportunidade, haverá um festival cultural e esportivo promovido pelo SESI-SP, com ações práticas sobre futebol, destinado às crianças e jovens.

As autoridades presentes prestarão atendimento à imprensa ao final da solenidade com o propósito divulgar informações sobre a Estratégia Nacional para o Futebol Feminino do Governo Federal e sobre as ações esportivas para o futebol feminino iniciadas pelo SESI-SP, dando destaque aos esforços conjuntos para implementar essa importante Política Esportiva no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *