Moradores de Osasco e Barueri apresentam soluções locais desenvolvidas com apoio do Prêmio Os Movimentos das Cidades

Capa Cidades

Após dois meses de consultoria, moradores mostram, na prática, as inciativas que impactam a realidade local

Orientar sobre o descarte correto do lixo e dar mais praticidade a praticidade a cidadão que precisa utilizar o transporte público foram iniciativas colocadas em prática nas cidades de Osasco e Barueri, respectivamente, com o apoio do Prêmio Os Movimentos das Cidades e serão apresentadas pelo jornalista Marcelo Tas na próxima sexta-feira (6), às 9h, na sede do grupo CCR, em São Paulo. Além dessas ações, mais outras oito cidades tiveram iniciativas selecionadas e receberam ao longo de dois meses orientação do comitê técnico formado por integrantes da Rede de Lideranças do Centro de Liderança Pública (CLP) e mais R$ 10 mil, somando o total de R$ 100 mil, para desenvolver o projeto.

Foram mais de 360 projetos inscritos por moradores de Águas da Prata, Avaré, Bragança Paulista, Barueri, Campinas, Itapeva, Louveira, Osasco, Sorocaba e Tatuí. Um vitorioso de cada cidade teve a oportunidade de colocar em prática inciativas que buscam impactar positivamente a comunidade local. A ação contou com apoio do grupo CCR e a idealização da agência Virtú.

Em Barueri, o morador Handerrson Bezerra Salvador desenvolveu o aplicativo “Onde está meu ônibus?” A ideia foi trazer informações em tempo real dos horários das linhas de ônibus, com apoio da empresa de ônibus, dando a possibilidade de perguntas e denúncias também.

Já em Osasco, José Divino da Silva incomodado com a quantidade de lixo que o aterro sanitário da cidade recebe, em média 900 toneladas por dia, criou o Pupa, um portal com informação sobre coleta seletiva e separação do lixo de forma consciente e ecológica.  Com o prêmio, José Divino utilizará o dinheiro para capacitação e manutenção do portal desenvolvido na consultoria.

Filipe Vilicic, diretor de criação e estratégia da agência Virtù, reforça que o evento é a consagração de uma ação que começou em 2020, mostrando as forças e oportunidades das dez cidades paulistas. Além disso, também foram apresentados desafios a serem superados. “Finalizar com o Prêmio Os Movimentos das Cidades permitiu buscar soluções concretas para essas cidades, propostas pelos próprios moradores e com ideias que realmente podem mudar a vida das pessoas”, conclui Vilicic.

A consultoria da rede do CLP foi composta por Fabio Ferraz – Secretário de Planejamento e Inovação do Município de Santos; Larice Peters – Professora de Administração do Instituto Federal de Santa Catarina; Karla Santa Cruz Coelho – Médica, Ex-Diretora da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS); juntamente com Washington Bonfim – Doutor em Ciência Política (IUPERJ) e Professor do Departamento de Ciências Sociais (UFPI); e Shirley Dantas – Arquiteta Urbanista, atual presidente do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) de Sergipe. Cada inciativa precisou prestar contas da destinação do dinheiro recebido.

Aos serem selecionados, os idealizadores foram entrevistados por Marcelo Tas para falar mais sobre o projeto. Confira:

Osasco: https://www.youtube.com/watch?v=41Q1n0X6V14

Barueri: https://www.youtube.com/watch?v=jhe475Bdn28

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *