Novas tarifas de trens e metrô entram em vigor em 6 de janeiro

Cidades Destaque

A partir de 6 de janeiro, a tarifa básica dos trens e metrôs será ajustada para R$ 5,20, um valor abaixo da inflação do período, que é de 5,09% conforme a projeção do IPC-FIPE. Todas as gratuidades existentes serão mantidas.

O reajuste visa garantir a sustentabilidade financeira do sistema e preservar a qualidade dos serviços oferecidos à população. A medida foi tomada após uma análise das despesas operacionais, que incluem custos com manutenção, infraestrutura e pessoal. De acordo com a Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) do Governo de SP, o aumento é necessário para assegurar a eficiência e segurança do sistema de transporte público.

Os recursos adicionais obtidos com o aumento da tarifa serão totalmente destinados à modernização e expansão da infraestrutura de transporte público, com o objetivo de proporcionar uma experiência mais eficiente e confortável para os passageiros. Atualmente, a STM realiza 17 obras em andamento, com investimento total de R$ 38,5 bilhões, que visam ampliar a malha de transporte e tornar o sistema mais moderno, sustentável e inclusivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *