Em apenas 24 horas o diagnóstico pode conferir a eficácia da vacina no organismo e a capacidade de defesa de quem já se recuperou da doença.
O portfólio de exames de coronavírus da Transduson agora também oferece o Teste de Anticorpos Neutralizantes de Covid-19. Esse novo recurso da medicina torna possível a contagem de anticorpos em pacientes que se recuperaram da doença ou que tomaram a vacina contra o novo vírus. Quanto maior a quantidade de anticorpos, melhor é o prognóstico.
O grande diferencial do novo exame é a capacidade de detectar os anticorpos que de fato neutralizam o vírus, ao passo em que os demais testes de Covid-19 até então criados são sensíveis apenas para verificar um eventual contato prévio do paciente com o micro-organismo. O grau de sensibilidade do novo teste alcança o índice de 90% após o 14º dia a partir do início dos sintomas. A especificidade é de 100%. O resultado é liberado após um dia útil.
Em função desse seu perfil, o Teste de Anticorpos Neutralizantes de Covid-19 está também contribuindo com a compreensão do grau de eficácia de cada vacina, assim como a duração dos seus efeitos no organismo.
Como o teste é feito
Já aprovado pela Anvisa no Brasil e pelo FDA nos Estados Unidos, o recém-chegado teste analisa a capacidade dos anticorpos bloquearem a ligação da proteína do novo coronavírus com o seu respectivo receptor nas células humanas. Essa conexão aconteceria entre a espícula do vírus conhecida como Spike e a proteína da célula humana denominada ACE2. De acordo com o conhecimento da ciência, o impedimento dessa conexão é justamente o que possibilita a imunidade do organismo frente ao vírus.
O Teste de Anticorpos Neutralizantes de Covid-19 é realizado através de amostra de sangue venoso do paciente e não exige pedido médico. Na Transduson, a análise é feita com base na metodologia de Quimioluminescência Amplificada e o resultado informa a percentagem de inibição do vírus.