Todo ano é o mesmo debate. Uma turma gosta de Halloween e a outra pede para valorizarem a tradição brasileira e celebrar o dia do Saci. Eu sou da turma do Saci, mas nem vou debater aqui a minha opinião. Mas analisando o crescimento ano a ano da festa americana aqui no Brasil, tirei algumas conclusões que queria debater, em alto nível, com vocês meus amigos leitores.
Eu particularmente, nunca gostei de datas comemorativas, tipo dia das Mães, dia dos Pais, Namorados, Natal e por ai vai. Nada contra quem goste, mas para mim todas essas datas giram em torno de dinheiro e quase sempre o objetivo principal é esquecido. Você precisa de um dia específico para almoçar e dar um presente para sua mãe ou pai? Acredito que não né? Mas ai entra um outro componente que leva ao titulo dessa coluna. O Brasileiro tem que gastar com presente, almoço especial, restaurantes e tudo mais. Dar só um abraço e dizer te amo é quase uma heresia para alguns. Alguns ainda mentem com a frase, “dia das mães é todo dia!”. Oi?
Outra data, puramente comercial, sem sentido que brasileiro adora. Dia dos Namorados. Aí de você se não comprar um presente nesse dia para a sua amada. Da até separação. Mas e os presentes que você compra durante o ano, não conta? Mais uma vez entra o componente principal desse dia, o amado dinheiro. Você tem que gastar. E agora ainda, estão inventando mais um dia para complicar a vida do casal gastão , pois a galera já está importando da gringa o dia de São Valentim, em 14 de fevereiro, o dia dos Namorados dos States.
Natal é outra data que vai perdendo ano a ano o seu sentido principal. Um monte de presentes, a decoração luxuosa da árvore, aquela ceia cheia de fartura e a família toda bem vestida reunida, fotinhos para a Rede Social e tudo mais. Mas peraí? Cadê o aniversariante? Será que ele foi convidado? Hoje pouco se fala dele. Agora o Papai Noel, esse é o pop da Noite Feliz. Reflita ai com seus pensamentos. O Natal hoje é para celebrar o Nascimento Maior ou para distribuir o presente do Papai Noel? E novamente remetendo ao titulo, quem te leva a gastar mais dinheiro?? Te garanto que não foi “Aquele” que dividia o pão e o vinho.
Agora temos a comparação atual. O Halloween chegou e está bombando hein! E com ele, querido leitor, vai uma horror de gastos. É fantasia para os filhos irem para escola, os condomínios já se organizam para você gastar mais, os bares fazem noites temáticas que faz o cliente gastar de todos os lados, ainda tem os gastos com doces e guloseimas. E dá-lhe dinheiro!! Aí fica difícil e nem tem como o nosso querido Saci competir. Vocês acham que o brasileiro vai trocar toda essa produção, esse festival de má aparência e amostragem, esse show de gastos desnecessários do Halloween, pra andar todo mundo igual, pulando numa perna só, com uma calção velho, um gorro vermelho e um cachimbo na boca? Tudo deve custar só uns 20 reais no máximo. Claro que não, ainda mais um personagem vindo dos nossos Livros de Cultura Popular Brasileira.
Por isso que eu digo, o Brasileiro até gosta do Saci, mas ele gosta mais é de gastar dinheiro.
Até a Próxima Pessoal,