O Delicioso e Surpreendente Mundo dos Queijos

Alexandre Frassini Capa Colunistas


Vou te fazer um desafio de 10 segundos. Quantos tipos de Queijos você conhece? Garanto que no mínimo uns seis você lembrou, não é mesmo? Pois é, o mundo dos Queijos é mesmo surpreendente.
Eu sempre tive o privilégio de fechar parcerias com grandes empresas do ramo dessa gostosa iguaria. A primeira empresa que me abriu as portas foi a Tirolez, quando foram até o Programa Salada Brasil da TV Osasco e montamos uma deliciosa mesa, recheada de Queijos e pude preparar o Rolê de Espaguete, uma de minhas criações e um Brócolis com Queijo ao Molho Branco.

A outra oportunidade, ainda mais surpreendente foi com a Queijos Président quando, em uma empresa parceira em Guarulhos, montamos uma mesa com diversos Queijos. Tranquilamente tinha uns 15 tipos de Queijos diferentes e preparei o meu Baião de Dois recheado de Queijo Coalho Président. Foi uma experiência maravilhosa.

Mas e aí? Quantos tipos de Queijos será que existem? Espero que você esteja sentado para receber essa resposta. No mundo estima-se que existam mais de dois mil tipos de Queijos. Isso mesmo. Mais de dois mil Queijos de todos os tipos e regiões, das mais diversas formas de fabricação, para todos os paladares e para todos os bolsos também. Tem dos mais populares como a Mussarela, presente quase que diariamente em nossos dias em Pizzas, Pastéis e Lanches, até os mais caros e premiados no mundo, como o Camembert, Gorgonzola, Morbier e Saint-Paulin.


O Queijo é feito da coagulação do leite e se engana quem acha que só há Leites de Vaca, Cabra e Búfala. Tem Queijos também do Leite da Camela, Ovelha, Égua, Rena, Alce, Alpacas, entre outros. Aliás, um dos queijos mais caro do mundo é o Queijo de Leite de Burra feito na Sérvia. Para se ter uma ideia, meio quilo desse Queijo custa algo em torno de 1.000 dólares, cerca de 5500 reais. O motivo é que as Burras dão pouco Leite e precisam ser ordenhadas pelo menos três vezes ao dia e de forma manual.

Mas falando em Queijos caros, nada se compara ao Frome Cheese Platter da Inglaterra. Esse é o primeiro do topo dos queijos mais caros do mundo. Apenas meio quilo pode chegar a custar a pequena bagatela de 3.300 dólares, quase 17 mil reais. Originário da Inglaterra, além de caro, é também um dos queijos mais raros de todo o planeta. Para se ter ideia do luxo, esse tipo de queijo é harmonizado com trufas, caviar e folha de ouro comestível, além de ser servido em bandeja de prata. Sua receita também é um mistério.

O Queijo também é um dos alimentos mais antigos da História e estima-se que tenha mais de 10 mil anos. IncrÍvel, né?

No Brasil, o Queijo mais consumido é a Mussarela, seguido do Queijo Prato, Requeijão e Minas Frescal. Já no mundo o Queijo Gouda, originário dos Países Baixos, é o mais consumido.

Aliás, existe um ranking elaborado pelo site americano The Taste Atlas que elege os melhores Queijos do mundo e adivinha quem ganhou? O Brasil, com o Queijo delicioso da Serra da Canastra em Minas Gerais, deixando para trás o italiano Parmigiano Reggiano, o francês Mont d’Or e o português Serra da Estrela. E para o mundo do Queijo, não foi surpresa não. Os Queijos da Serra da Canastra vem ganhando prêmios atrás de prêmios pelo mundo. Orgulho Nacional. Eu já experimentei e garanto que é divino.

Bom gente vou parar por aqui pois já tô com água na boca e tenho um pedaço de Queijo Coalho que me acompanha nos Baião de Dois que faço, vou dar uma grelhada e petiscar.

Ah! e torço para que as Queijarias da Serra da Canastra e de todo o Brasil queiram fechar mais parcerias com o Rango do Ale, né!

Não vou reclamar não, viu!
Abraços gente e até a próxima!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *