Vou te fazer um desafio de 10 segundos. Quantos tipos de Queijos você conhece? Garanto que no mínimo uns seis você lembrou, não é mesmo? Pois é, o mundo dos Queijos é mesmo surpreendente.
Eu sempre tive o privilégio de fechar parcerias com grandes empresas do ramo dessa gostosa iguaria. A primeira empresa que me abriu as portas foi a Tirolez, quando foram até o Programa Salada Brasil da TV Osasco e montamos uma deliciosa mesa, recheada de Queijos e pude preparar o Rolê de Espaguete, uma de minhas criações e um Brócolis com Queijo ao Molho Branco.
A outra oportunidade, ainda mais surpreendente foi com a Queijos Président quando, em uma empresa parceira em Guarulhos, montamos uma mesa com diversos Queijos. Tranquilamente tinha uns 15 tipos de Queijos diferentes e preparei o meu Baião de Dois recheado de Queijo Coalho Président. Foi uma experiência maravilhosa.
Mas e aí? Quantos tipos de Queijos será que existem? Espero que você esteja sentado para receber essa resposta. No mundo estima-se que existam mais de dois mil tipos de Queijos. Isso mesmo. Mais de dois mil Queijos de todos os tipos e regiões, das mais diversas formas de fabricação, para todos os paladares e para todos os bolsos também. Tem dos mais populares como a Mussarela, presente quase que diariamente em nossos dias em Pizzas, Pastéis e Lanches, até os mais caros e premiados no mundo, como o Camembert, Gorgonzola, Morbier e Saint-Paulin.
O Queijo é feito da coagulação do leite e se engana quem acha que só há Leites de Vaca, Cabra e Búfala. Tem Queijos também do Leite da Camela, Ovelha, Égua, Rena, Alce, Alpacas, entre outros. Aliás, um dos queijos mais caro do mundo é o Queijo de Leite de Burra feito na Sérvia. Para se ter uma ideia, meio quilo desse Queijo custa algo em torno de 1.000 dólares, cerca de 5500 reais. O motivo é que as Burras dão pouco Leite e precisam ser ordenhadas pelo menos três vezes ao dia e de forma manual.
Mas falando em Queijos caros, nada se compara ao Frome Cheese Platter da Inglaterra. Esse é o primeiro do topo dos queijos mais caros do mundo. Apenas meio quilo pode chegar a custar a pequena bagatela de 3.300 dólares, quase 17 mil reais. Originário da Inglaterra, além de caro, é também um dos queijos mais raros de todo o planeta. Para se ter ideia do luxo, esse tipo de queijo é harmonizado com trufas, caviar e folha de ouro comestível, além de ser servido em bandeja de prata. Sua receita também é um mistério.
O Queijo também é um dos alimentos mais antigos da História e estima-se que tenha mais de 10 mil anos. IncrÍvel, né?
No Brasil, o Queijo mais consumido é a Mussarela, seguido do Queijo Prato, Requeijão e Minas Frescal. Já no mundo o Queijo Gouda, originário dos Países Baixos, é o mais consumido.
Aliás, existe um ranking elaborado pelo site americano The Taste Atlas que elege os melhores Queijos do mundo e adivinha quem ganhou? O Brasil, com o Queijo delicioso da Serra da Canastra em Minas Gerais, deixando para trás o italiano Parmigiano Reggiano, o francês Mont d’Or e o português Serra da Estrela. E para o mundo do Queijo, não foi surpresa não. Os Queijos da Serra da Canastra vem ganhando prêmios atrás de prêmios pelo mundo. Orgulho Nacional. Eu já experimentei e garanto que é divino.
Bom gente vou parar por aqui pois já tô com água na boca e tenho um pedaço de Queijo Coalho que me acompanha nos Baião de Dois que faço, vou dar uma grelhada e petiscar.
Ah! e torço para que as Queijarias da Serra da Canastra e de todo o Brasil queiram fechar mais parcerias com o Rango do Ale, né!
Não vou reclamar não, viu!
Abraços gente e até a próxima!!!!