O que há de novo na Dermatologia?

Colunistas Dra Simone neri

Estive presente no último Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica que ocorreu de 20 a 22 de abril em Recife e trouxe o que há de novo na área de estética e da cirurgia Dermatológica.

Fomos apresentados a vários conceitos novos, outros nem tanto, porém todos certificados por estudos científicos recentes que tomaram conta do plenário, apresentados de forma leve e dinâmica.

Quando se fala em cirurgia dermatológica logo pensamos em bisturi e anestesia, não é mesmo? O conceito está certo, porém atualmente as pessoas têm demonstrado aversão a procedimentos grandes e invasivos e por isso mesmo surgiu uma modalidade dentro da área médica: os procedimentos minimamente invasivos. Você já ouviu falar?

Um procedimento minimamente invasivo trata-se de uma intervenção cirúrgica que não agride ou invade intensamente o corpo do paciente, ou seja, não ocasiona um grande trauma tecidual. Isso não significa que ele é menos potente do que um procedimento invasivo, mas sim, tem uma recuperação “pós cirúrgica” menor e menos traumática.

Esses procedimentos minimamente invasivos demandam também muitos cuidados e inclusive tem riscos cirúrgicos a serem considerados, por isso, é muito importante que se conheça bem sua indicação e principalmente sua contraindicação. No rol dos procedimentos minimamente invasivos estão incluídos os preenchimentos cutâneos faciais, as aplicações de toxina botulínica, os lasers, os microagulhamentos, os fios de PDO, assim como determinados peelings e algumas tecnologias como ultrassom microfocado e esvasiadores de gordura.

Temas como “skin quality”, técnicas de rejuvenescimento e protocolos de tratamentos corporais foram abordados por grandes mestres da dermatologia brasileira.

Quando se fala de “skin quality”, logo pensamos em qualidade de pele, mas dificilmente entendemos tudo o que envolve ter uma pele de aparência saudável e radiante. Nesse quesito é sempre bom lembrar que tudo começa com um cuidado de pele diário num ritual mítico de três passos indo da boa higiene, passando pela hidratação e finalizando com a fotoproteção.

Falando um pouco sobre clareamento de pele, tratar Melasma é um grande desafio e os novos conceitos propostos no congresso apresentam protocolos mensais de técnicas clareadoras como Lasers de alta velocidade, mas pouca ablação, principalmente os de picossegundos ou o qswitched, que causam um mínimo trauma na pele e destroem as manchas através da microfragmentação do pigmento que será posteriormente removido pelo organismo. É importante entender que são necessárias inúmeras sessões, (por vota de 10) para se obter um resultado satisfatório e a manutenção deve ser anual.

Outra coisa importante quando se fala de pele bonita é tratar cicatrizes, principalmente as de acne. Sabemos que espinhas são bem desagradáveis e podem estar presentes tanto na juventude quanto na vida adulta. 

Novos estudos mostram o quanto é importante tratar a acne de maneira assertiva desde o início e cuidar das manchas e cicatrizes imediatamente no seu surgimento, pois, quanto maior a inflamação mais difícil será removê-la ou amenizá-la. Nesse aspecto, a consulta médica guiará os procedimentos indicados, sempre é claro, associados a medicamentos tópicos e/ou orais de acordo com a avaliação dermatológica.

Segundo os estudiosos, vários procedimentos podem ser usados para tratamentos de cicatrizes de acne como Lasers de alto impacto além é claro, das microagulhas que podem ser usadas pela técnica de IPCA, ou através de microagulhamento robótico que além de tratar cicatrizes, melhora as manchas do processo inflamatório da doença.

Sobre rejuvenescimento a ordem é: “o menos é mais”!!! Temos visto profissionais desqualificados injetando litros de preenchedores em rostos desavisados e transformando pessoas normais em bonecos de filme de terror.

Para evitar esse erro técnico de avaliação, pois é claro que ninguém enfeia alguém de propósito, foram desenvolvidas técnicas de métrica facial que possibilitam mensurar as estruturas faciais e entregar aos rostos beleza e harmonia. Bons produtos nas mãos de bons profissionais com técnicas avançadas são a receita de um procedimento bem-sucedido.

Lembrar que o envelhecimento ocorre de forma tridimensional é fundamental para entender que tratar o rejuvenescimento engloba uma combinação de tratamentos, cuidando desde a camada mais profunda óssea, passando pela camada muscular e colágeno chegando à pele. O processo envolve tempo, investimento financeiro e sabedoria para entender que rejuvenescer é simplesmente desacelerar o ritmo de envelhecimento pois é impossível retomar dez anos em uma sessão de botox.

Tratamentos corporais, o que de fato realmente funciona nos casos de celulite, flacidez e gordura localizada é entender que a gordura localizada é uma reserva energética do organismo, que não foi queimada. Isso acontece porque nosso corpo teme uma falta de energia, então ele faz você comer o suficiente para poder armazenar. Normalmente, ela se concentra em locais específicos do corpo formando um depósito de gordura. As áreas onde essa gordura mais se acumula são no abdômen, flancos (pneuzinho), culotes, costas e braços.

Vamos deixar bem claro que o tratamento da gordura localizada não pode ter como objetivo a perda de peso e sim, a melhora do contorno corporal que sofreu transformações e perdeu seu contorno natural, porém é fundamental que se tenha em mente uma manutenção do peso desde que esteja dentro dos índices ideais de massa corpórea, que devem ser avaliados e acompanhados por uma equipe multidisciplinar composta por médico, nutricionista e preparador físico.

Isto posto, tratamentos como esvaziadores de gordura associados a tecnologias modernas que aumentam os resultados de definição de contornos e embelezamento das formas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *