No último dia 17, a Câmara dos Deputados com o placar de 311 a 163, aprovou a urgência para o projeto de anistia aos envolvidos no 8 de janeiro de 2023. O deputado Fábio Teruel (MDB) votou não, Renata Abreu (PODEMOS) se absteve e Ribamar Silva (PSD) votou sim.
Novo tempo
Quantos influenciadores digitais há atualmente no Brasil? O setor está em constante mudança. Pesquisa influency.me registra 2 milhões de influencers no mês de março deste ano. Já um relatório da Influencer Marketing Benchmark Report aponta 3,83 milhões em 2025. Ontem nossos influenciadores eram nossos pais e professores.
Qual o motivo?
Desde a emancipação de Osasco, a Rua Ercole Ferre com um máximo de 100 metros de extensão, ligando a Avenida dos Autonomistas com a Avenida Dionysia Alves Barreto, sempre foi mão dupla. Tudo ia bem até que, há menos de um mês, talvez em razão da instalação de conhecida empresa, o tráfego agora é mão única sentido Dionysia à Autonomistas, prejudicando e muito, moradores da proximidade Por mais justificativas que nos apresentem, elas não nos convencem.
No coração de Osasco

Um pequeno bosque resiste na rua Afonso Schmidt, no centro de Osasco, mas até quando? Na área ao redor será construído um ou dois prédios e a pergunta que se faz é: As árvores serão mantidas, transferidas ou mortas?
Meliante noturno
Na manhã de 18 de setembro, ao chegarmos à redação do jornal CP, fomos surpreendidos com o furto do relógio de água da Sabesp. Felizmente a água não jorrou, ao contrário da empresa vizinha que também sofreu o dano e ainda de uma barbearia na Avenida Salem Bechara, onde o precioso líquido jorrou abundantemente até a chegada de um técnico da Sabesp por volta das 13h30.
SOS Polícia
Só ocorre furtos de hidrômetros porque há alguém na cidade que os compra e, com isso, fomenta a criminalidade. Não só a polícia em busca do meliante, mas também a fiscalização da prefeitura poderia colaborar, visitando locais de possíveis compradores.
Violência no mundo
A Suécia decide reduzir a maioridade penal dos atuais 15 anos para 13 anos, em razão de organizações criminosas aliciando menores para o crime. No Brasil, com um código penal ultrapassado, a maioridade penal é de 18 anos.
Se a moda pega
Atualmente em nosso país já temos 136 cidades com transporte público gratuito todos os dias do ano. Seis capitais entre elas, São Paulo e Brasília, adotam a medida apenas em finais de semana e feriados.
Gambiarra
É visível aos olhos de todos, o trabalho de má qualidade, mal feito, que as empresas de telefonia e internet, através de seus profissionais, promovem com as fiações aéreas. Já passou a hora da tomada de providências da prefeitura, de notificar as companhias para as devidas correções.
Em defesa do umbigo
Numa velocidade, a Câmara dos Deputados aprovou no último dia 16 de setembro, a PEC da Blindagem, proposta de emenda à Constituição que aumenta a blindagem jurídica para deputados e senadores. Trata-se de uma defesa em causa própria. No Congresso há muito a ser feito pelo povo, inclusive com um novo e necessário código penal. O deputado Ribamar Silva (PSD) votou contra, Fábio Teruel (MDB) votou sim e a deputada Renata Abreu (PODEMOS) também disse sim.
Blindagem sepultada
Com votação unânime, no último dia 24. a Comissão de Constituição e Justiça do Senado rejeitou e enterrou a PEC da Blindagem que ampliava a proteção de parlamentares na justiça e que, cujo texto já havia sido aprovado na Câmara dos Deputados.
Somando forças

Pelo que se comenta, nas eleições de 2026, em Carapicuíba terá uma dobradinha entre dois expoentes políticos da cidade. O ex-deputado estadual e ex-prefeito em dois mandatos, Marcos Neves, filiado ao PSDB, mas que tudo indica que irá mudar de agremiação, concorrerá a deputado estadual numa dobrada com Guto José (PODE), ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal e atual vice-prefeito, a deputado federal.
Estreia NBB
A Liga Nacional de Basquete já exibiu em seu site oficial, a tabela do primeiro turno do NBB 2025/2026, com a participação pela primeira vez de 20 clubes. O Basket Osasco, caçula na elite do basquete em nosso país. estreia jogando em casa no domingo, 19 de outubro, às 15 horas e terá pela frente uma pedreira, o tetracampeão Franca Basquete.
Velhos amigos

Nas eleições gerais do próximo ano é bem provável que dois políticos de sucesso em nossa região, unam forças para a disputa de cargos eletivos. a atual deputada estadual Bruna Furlan (PSDB) e ex-deputada federal por 3 mandatos, deverá concorrer à reeleição. Já o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Itapevi em dois mandatos, Igor Sores (PODE), disputaria uma cadeira à Câmara Federal.
Tucanada
O PSDB-SP deu início ao cadastro para Tucanos que queiram disputar eleição para deputados em 2026. A executiva estadual do partido aposta na eleição de 3 a 4 deputados federais e de 4 a 6 estaduais no pleito do próximo ano. Os interessados no pré-cadastro devem acessar https://tucano.org.br/ipcdep/ e preencher o formulário com os dados solicitados.
O que é e para que serve o metanol?
O metanol (álcool metílico, CH₃OH) é um composto químico incolor, altamente inflamável e tóxico, usado como matéria-prima na indústria para fabricar formaldeído, biodiesel, solventes e em materiais como plásticos e adesivos. Produzido majoritariamente do gás natural, o metanol pode ser fatal quando ingerido, mesmo em pequenas quantidades, devido à sua toxicidade, que causa danos aos órgãos, podendo levar à cegueira, coma e morte.
O Brasil dos cabelos brancos que envelhece em silêncio
Por – Gregório José
O Brasil está envelhecendo. Não é só impressão, é estatística fria do IBGE inforam que somos hoje 32,1 milhões de pessoas com 60 anos ou mais — 15,6% da população. Desse total, 22,1 milhões já ultrapassaram os 65 anos, um salto de 57,4% em relação a 2010. É quase como se um segundo país tivesse surgido dentro do nosso, um país de cabelos brancos e passos mais lentos. Mas esse país ainda é obrigado a viver como se fosse jovem, correndo atrás de aplicativos, senhas, códigos de verificação, selfies piscando os olhos. Vivemos um paradoxo cruel, afinal, nunca tivemos tantos idosos e, ao mesmo tempo, nunca fomos tão pouco preparados para eles. No Dia do Idoso, lembrado em 1º de outubro, o que se vê é um grupo que deveria colher serenidade, mas que precisa se defender de fraudes bancárias digitais cada vez mais sofisticadas. O idoso, que aprendeu na vida que o essencial é simples, enfrenta um mundo onde até marcar uma consulta médica exige navegar por telas e menus automáticos. Instituições financeiras já criam serviços específicos — como a plataforma Meu+, do Banco Mercantil, que oferece telemedicina, cuidados de saúde e apoio emocional —, mas ainda falta muito para transformar essa inclusão em realidade cotidiana. E o futuro é ainda mais eloquente que o presente. Segundo análises, em 2046, os brasileiros com 60 anos ou mais serão 28% da população. Em 2070, a projeção é de 37,8%. Mais de um terço do Brasil será idoso. Essa é a revolução silenciosa que poucos querem enxergar. Continuaremos tratando a velhice como um problema dos outros ou aprenderemos, finalmente, que envelhecer não é tragédia? Talvez, nesse país que corre sem freio, seja justamente a calma dos mais velhos que ainda nos ensine a viver.
Gregório José é Jornalista/Radialista/Filósofo, Pós Graduado em Gestão Escolar, Pós Graduado em Ciências Políticas, Pós Graduado em Mediação e Conciliação eMBA em Gestão Pública


“Meliante noturno” – faz o “L”!