Oficializado

Colunistas Sem Mordaça

Projeto de lei de autoria dos vereadores Michel Figueredo e pastora Cristiane Celegato aprovado na Câmara Municipal de Osasco, foi sancionado pelo prefeito Rogério Lins e transformado na Lei 5.279, de 06 de outubro de 2023. Esta lei declara o Cachorro-Quente como bem cultural de natureza imaterial do município de Osasco. Na mídia brasileira, Osasco já é conhecido como a capital do cachorro-quente.

“Casa da Mãe”
Foi movido pela fé, amor e devoção, que um grupo de peregrinos de Osasco, entre eles, Gerson Pessoa, deputado estadual, Delbio Teruel, vereador, Luciano Camandoni, secretário de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico e o adjunto Rafael Verneque Paes, percorreu a pé cerca de 170 quilômetros para chegar ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida. Iniciaram a jornada no domingo, 8 e chegaram na “Casa da Mãe” no dia 11, véspera do dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.

Menos discurso, mais ações
A média diária de roubo ou furto de cabos de telecomunicação no estado de São Paulo, nos primeiros seis meses deste ano é de 3,6 km. Essa ação causa transtornos e prejudica pessoas físicas e empresas. A tendência deste crime é aumentar pois a ação dos meliantes praticamente não é coibida. Você só diminui essa modalidade com prisões, mas acima de tudo, apertando o cerco nas empresas de cada município que compram o produto dos marginais. Ninguém é inocente, o comprador sabe que o produto resulta de furto ou roubo. É preciso mais ação e menos passividade das autoridades, tanto policiais como das prefeituras.

Gratuidade
Na sessão ordinária do último dia 10, a Câmara Municipal de Osasco aprovou em segundo turno, projeto do executivo que altera a lei de Zona Azul, a fim de permitir isenção de tarifa de estacionamento pelo período de até duas horas, para pessoas idosas que são condutores ou passageiros de veículos automotores. O projeto seguiu para sanção do prefeito Rogério Lins.

Prometeu
E cumpriu. Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) disse que tinha como um dos objetivos de governo passar a Sabesp à iniciativa privada e segundo ele, várias serão as vantagens para o povo do Estado. No último dia 17, o governador encaminhou um projeto de lei para desestatização da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo S/A) à Assembleia Legislativa de São Paulo, projeto este que foi encaminhado com pedido para tramitação em regime de urgência. A discussão do projeto na Alesp será calorosa entre os deputados prós e contras a privatização. Vai pegar fogo!

SOS Prefeitura

Munícipe reclama e pede ajuda. “A Rua Águia, na Vila Ayrosa, em Osasco, está esburacada com o matagal tomando conta da via. Crianças precisam utilizar a rua para se dirigirem à escola porque não há calçada. Já acionamos vereadores da região e até o 156 da prefeitura, mas até agora nada foi feito. O mínimo é cortar o matagal e construir uma calçada”.

Hora de renovar
A maioria das 12 cidades que fazem parte do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo – CIOESTE são governadas por prefeitos em segundo mandato, o que impede que concorram nas eleições municipais do próximo ano. Lideranças de destaque na região deixarão o comando de prefeituras, a saber: Rubens Furlan (Barueri), Danilo Joan (Cajamar), Marcos Neves (Carapicuíba), Rogério Franco (Cotia), Igor Soares (Itapevi), Rogério Lins (Osasco) e o atual presidente do CIOESTE, Josué Ramos (Vargem Grande Paulista). Já nas demais cidades, caso queiram, poderão concorrer à reeleição, Rodrigo Andrade (Araçariguama), Dr. Sato (Jandira), Dany Floresti (Pirapora do Bom Jesus), Marcos Tonho (Santana de Parnaíba) e Marcos Augusto Issa (São Roque).

No chão
Há um projeto arquitetônico simplesmente fantástico aprovado por todos que tomam conhecimento, que quando executado brindará Osasco com uma nova Catedral de Santo Antônio, uma catedral maravilhosa, completa em todos os detalhes, inclusive estacionamento, com capacidade de receber até 4 mil fiéis sentados e mais 6 mil em pé. A nova catedral se tornará ponto obrigatório de turistas que visitam a região e também os osasquenses, que terão orgulho daquela que será o mais belo cartão postal da cidade. O prazo para a execução da obra será de três anos e o início, com a derrubada da atual catedral, acontecerá quando pelo menos um terço do montante em reais, necessário para custear a obra, for obtido junto aos fiéis e empresários de Osasco e região. A campanha já começou!

Quem diria!
Um belo time, vice-campeão do Paulistão 2016, com um futebol de encher os olhos, no próximo ano, a partir de 28 de janeiro, estará disputando o Campeonato Paulista da Primeira Divisão Série A4, série criada e oficializada no último dia 19, na sede da FPF. Agora na Primeira Divisão teremos às Séries A1, A2, A3 e A4. Participarão da A4 em 2024 os clubes: América, AUDAX, Barretos, Francana, Independente, Jabaquara, Joseense, Nacional, Penapolense, Rio Branco, Taquaritinga, São Carlense, SKA Brasil, União Barbarense, Vocem e Xv de Jaú.

Mais experiente

Na segunda-feira, 23, a vereadora Lúcia da Saúde ao lado de familiares e uma grande legião de amigos, celebrou o seu aniversário de 50 anos na tradicional Churrascaria Estância. A competente e combativa vereadora sempre foi e continua sendo uma batalhadora em prol da melhoria da saúde do povo de Osasco. E mais, não foi “boca-livre”, o valor para cada participante foi R$ 80,00.

Dá-lhe, Arruda!

Segundo comentários no meio político, o ex-vereador de Osasco, Marcos Arruda, engenheiro e pastor, tem sido convidado para ser o candidato a vice-prefeito de alguns prováveis candidatos a prefeito nas eleições do próximo ano. Arruda já foi candidato a prefeito de Osasco, ocupou cargos de secretário municipal de Osasco e de Araçariguama e também foi Subprefeito de Santana/Tucuruvi/Mandaqui, na prefeitura de São Paulo.

Quem tudo começou
Na quarta-feira, 25, aniversário de 178 anos de Antônio Agú, italiano, empreendedor e visionário, fundador de Osasco, hoje uma das mais importantes cidades do país, no hall de entrada da prefeitura com a presença do prefeito Rogério Lins, da vice Ana Maria Rossi, vereadores, secretários municipais, funcionários públicos, dirigentes e associados da Ordem dos Emancipadores de Osasco, inclusive o ex-presidente e o atual e familiares de Antônio Agú, aconteceu uma cerimônia de entronização do busto de Antônio Agú. A história não pode ser esquecida…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *