Os gases ao nosso redor!

Colunistas Talita Andrade

GÁS ETILENO. Que belo nome! Que função maravilhosa tem esse treco. Tento imitá-lo, mas tem hora que eu queria ser um gás de carbono e fazer meio mundo rodar (piadinha malvada, eu sei!).

As frutas produzem esse gás, e ele estimula o amadurecimento. Por isso, quando guardamos, por exemplo, bananas num saco de papel, esse gás “preso” amadurece-as rapidamente para o consumo.


Não, não é um texto de agro, ciências, biologia, e tal, mas se tratando de humanidade, evolução, comportamentos e psicológicos, o exemplo veio a calhar.

Porque precisamos distinguir quem são os gases que nos rodeiam. Seus amigos são Etileno ou o fatal (monóxido de) Carbono?


Sua família, seu parceiro, seus parentes… qual tipo de gás eles geram sobre sua vida?

Precisamos entender que em alguns momentos da vida, estaremos fracos. Fatores externos não faltam, além dos internos que ignoramos ao invés de lidar com eles. O caminho fácil é procurar pessoas e profissionais que nos digam amém, passem medicamentos entorpecedores, além daquela mão acariciando nossa cabeça. O caminho LOOOONGO é aquele que precisamos deixar o colete de ferro de lado e esperar os tiros que vão doer, mas que deixarão a marca daquilo que não foi SUFICIENTE para te MATAR.

“O QUE NÃO TE MATA, TE FORTALECE”.
Mas como sabemos que estamos vivos?
Um coração batendo não é sinônimo de vida, assim como o corpo quente e olhos abertos. A vida vai além do físico. É mente. É a coragem, alegria, determinação. É energia, calor e objetivos.
Não se resume só em força, mas em vontade.
Existem pessoas fracas, que conseguem viver entre empurrões, e são felizes. Vivos FRACOS e felizes! Esses conseguiram encontrar pessoas com gás etileno.
E existem pessoas mortas fortes, que conseguem morrer mais a cada empurrão, e são falsos felizes. Mortos FORTES e tristes. Esses têm pessoas com gás carbônico os abraçando.

Em contrapartida, entre mortos e feridos, os VIVOS FORTES, além de viver, conseguem ressuscitar uns mortos pela jornada, ou carregar uns vivos fracos pelas mãos.
Há uma linha tênue entre o etileno e carbono, ambos querem que te salvar, a diferença é que um te faz evoluir e vencer, enquanto o outro te mata para te livrar da agonia.
Saiba escolher seus gases, e assim, viva a plenitude de evoluir ou a facilidade de morrer. Você tem o poder!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *