A emancipação ocorreu em 19 de fevereiro de 1962 e desde então, a cidade sonhada por seu fundador, Antônio Agú, implementou um ritmo de sucesso, primeiramente com várias indústrias instaladas em seu território, além de sediar o maior banco da América Latina e quem sabe, do mundo, o Bradesco.
Com o passar do tempo o setor industrial foi sendo substituído por Serviços e então, Osasco acelerou ainda mais o seu desenvolvimento. Hoje se transformou num dos maiores Polos Tecnológicos do Brasil, sendo sede de startups unicórnio brasileiras, tais como, Mercado Livre, Ifood e Facily, entre outras, além de sediar na área da comunicação, o SBT e a Rede Tv
A Cidade da Família também denominada como Cidade Trabalho, está entre os maiores municípios geradores de riquezas do Brasil. O seu Produto Interno Bruto (PIB) é o sétimo do país, só sendo superado pelo PIB de seis capitais, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Manaus e Curitiba.
A cidade não para. Grandes empresas estão sendo instaladas a cada dia e outras estão a caminho, afinal, Osasco atende o perfil que elas procuram, desenvolvimento tecnológico e logística. No passado a cidade de Osasco foi citada mais de uma vez nos discursos do saudoso governador Mario Covas, como sendo melhor esquina do Brasil, traduzindo, para se instalar empresas.
Osasco é privilegiada, é a cidade mais próxima do coração financeiro de São Paulo, avenidas Paulista e Faria Lima, bem como das Marginais e ainda, por contar em seu território com as rodovias Castelo Branco, Raposo Tavares, Anhanguera e Rodoanel.
Hoje a cidade é uma das maiores geradoras de empregos em todo o país, seu comércio é forte, com destaque ao Calçadão da Antônio Agú, o segundo maior polo varejista do Estado de São Paulo, só sendo superado pelo comércio da Rua 25 de Março na capital paulista.
Osasco completa 62 anos na próxima segunda-feira, 19, e desde a sua emancipação, comparando-a com outros municípios com histórias mais longas, já caminhou muito, mas ainda há muito a ser feito em benefício de sua gente. Quanto mais ela se desenvolve economicamente, mais empregos serão gerados e mais benefícios a população terá nas áreas da Saúde, Educação, Segurança, Mobilidade Urbana, Cultura, Esporte e Lazer.
Parabéns aos emancipadores, hoje a cidade com mais de 730 mil pessoas e que se desenvolve a cada dia, orgulha-se do feito de vocês.