O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) divulgou recentemente que, em 2019, pelo segundo ano consecutivo, Osasco melhorou seu desempenho e atingiu a nota máxima na avaliação do Índice Municipal de Governança de Tecnologia da Informação, o i-Gov TI. Anualmente, o índice mede o conhecimento e o uso de recursos de Tecnologia da Informação em prol da sociedade. Além disso, reúne informações sobre liderança, planejamento estratégico, transparência e controle da gestão da informação, gestão de pessoas, processos de TI e avaliação de desempenho.
Em meio à pandemia, a Central 156 de Osasco ganhou uma versão para aplicativo, disponível para Android e iOS. Com a nova ferramenta, o objetivo é garantir mais agilidade e facilidade de acesso aos serviços públicos pelos cidadãos. Demandas que antes eram realizadas presencialmente, conforme procura espontânea da população, passaram a ser encaminhadas por meio do aplicativo. De acordo com o gerente de projetos do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) em Osasco, André Moro, nesta primeira versão do aplicativo, foi disponibilizada para o público a possibilidade de abertura de solicitações de 17 tipos diferentes de serviços.
Segundo o subsecretário de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Osasco, Alex Soares de Oliveira, o resultado no i-Gov TI reflete a busca pela modernização da gestão e a democratização do acesso à conectividade.
Sobre o ICI
O ICI – Instituto das Cidades Inteligentes é uma organização criada em 1998, com atuação em todo o território nacional, referência em pesquisa, integração, desenvolvimento e implementação de soluções completas de TIC para a gestão pública. Mais informações: www.ici.curitiba.org.br.