Em setembro o Audax completará 10 anos de Osasco. Quem puxa o histórico do clube vê que o berço no futebol é de 1985, mas não é assim. Esse histórico está agregado ao Grupo Pão de Açúcar em São Paulo, que bem depois seria Audax.
Em 2013 e sob o escudo do Grêmio Esportivo Osasco, o poderoso Mário Teixeira comprou o clube do GPA e, assim, o Audax iniciava nova gestão em novo reduto. Para fazer a conta bater, quando se fala de Audax apontando para Osasco, é preciso marcar essa linha do tempo a partir de 7 anos atrás.
O dono do GEO queria a 1ª Divisão, mapeou o cenário e foi bater de frente com o Audax São Paulo que havia conquistado acesso mas que estava sob ameaça – o Grupo Pão de Açúcar negociava fechar o futebol profissional. Mário Teixeira chega junto para resolver a parada e logo o anúncio bomba: Osasco compra o Audax.
Se isso foi em setembro de 2013, três anos depois o novato do futebol paulista estava em campo para decidir o título do Campeonato Paulista contra o Santos. Sim, uma ascensão espetacular mas que teria o inverso na mesma correspondência – após essa façanha histórica, o time conheceria fracassos seguidos e rebaixamentos cruéis.
Sábado, 18 de março de 2023. Essa data marca o fundo do poço do Audax, em queda livre desde aquele ano de apogeu – lanterna da Série A3, precisava vencer o Desportivo Brasil mas levou de 2 a 0 e está rebaixado à última divisão do Campeonato Paulista.
A 2ª Divisão é de livre acesso, qualquer time do futebol amador com estrutura legal pode se inscrever. Passando pelas vistorias da Federação Paulista e cumprindo com todas exigências, o clube ganha status profissional e entra na Bezinha. Essa é a nova realidade do Audax, nível futebol amador.
LINHA DO TEMPO DO AUDAX
2017 PAULISTÃO
– segunda temporada na elite e rebaixamento na conta, 4º e último do Grupo D com 9 pontos
2018 SÉRIE A2
– rebaixado em 15º e penúltimo lugar com 11 pontos, unzinho a mais que o lanterna Batatais
2019 SÉRIE A3
– temporada de reabilitação, campeão após 2 x 2 Monte Azul na ida, 2 x 0 na volta
2020 SÉRIE A2
– conseguiu se safar na rodada final, 13º lugar com 15 pontos, quarto pior entre os dezesseis
2021 SÉRIE A2
– outra temporada de sofrência, lutando na rodada final e escapando como 14º e antepenúltimo colocado com 14 pontos
2022 SÉRIE A2
– tanto insistiu que conseguiu o sonhado rebaixamento, penúltimo lugar com 11 pontos.
2023 SÉRIE A3
– repete o futebol na contramão e quando caiu no poço da degola, já era: lanterna rebaixado em 16º lugar com 12 pontos para três vitórias, três empates e nove derrotas; 8 gols contra 19.
2024
– 2ª Divisão, a última do futebol paulista.