Osasco celebra 64 anos de emancipação político-administrativa neste 19 de fevereiro

Cidades Destaque

Data histórica homenageia autonomistas, fundadores e autoridades que contribuíram para a construção da cidade

Osasco celebra nesta quarta-feira, 19 de fevereiro, seus 64 anos de emancipação político-administrativa, marco histórico que simboliza a luta, o idealismo e a persistência dos autonomistas que trabalharam por mais de duas décadas para a conquista da independência do município.

A origem da cidade está ligada ao entorno da pequena estação ferroviária construída pelo imigrante italiano Antônio Agu, nascido em Osasco, na Itália. Ao redor da estação surgiu a então Vila Osasco, que ao longo dos anos se desenvolveu e se transformou em uma das principais cidades da Região Metropolitana de São Paulo.

Homenagem aos autonomistas e ao patrono da emancipação

Nesta data especial, autoridades e instituições destacam o respeito e a gratidão aos autonomistas, que durante cerca de 25 anos lutaram pela emancipação do município.

O patrono da emancipação de Osasco é o osasquense Dr. Reynaldo de Oliveira, cuja trajetória histórica é lembrada especialmente neste ano em que também se celebram os 120 anos de seu nascimento.

Primeiras autoridades após a emancipação

Em 19 de fevereiro de 1962, tomaram posse as primeiras autoridades do município: o primeiro prefeito Hirant Sanazar, o vice-prefeito Marino Nicoletti e os 23 vereadores da Câmara Municipal, tendo como presidente o vereador Orlando Calasans.

Desde então, a cidade contou com a atuação de importantes gestores públicos ao longo de sua história, entre eles Marino Nicoletti (interventor), Guaçu Piteri (duas vezes), José Liberatti, Francisco Rossi (duas vezes), Primo Broseghini, Humberto Parro, Celso Giglio (duas vezes), Silas Bortolosso, Emídio de Souza (duas vezes), Jorge Lapas, Rogério Lins (duas vezes) e o atual prefeito Gerson Pessoa, com o vice-prefeito Lau Alencar.

Atualmente, o Poder Legislativo é composto por 21 vereadores, sob a presidência do vereador Carmônio Bastos.

Uma cidade construída por sua história e por seu povo

A celebração dos 64 anos de emancipação reforça o reconhecimento à trajetória histórica de Osasco, marcada pelo crescimento urbano, desenvolvimento econômico e pela contribuição de sua população ao longo das décadas.

A data também simboliza a valorização das raízes do município, homenageando seu fundador Antônio Agu, os emancipadores, as autoridades e, principalmente, o povo osasquense, protagonista na construção da identidade e da história da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *