Osasco ganha novo PEV no Jardim Piratininga

Cidades

lCom a entrega da reforma do Parque Ana Luiza Moura Freitas, a população também ganhou um novo Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de materiais recicláveis. Este é o segundo equipamento do gênero na cidade. O primeiro foi entregue no Conjunto dos Metalúrgicos.
A Prefeitura Municipal de Osasco (PMO), através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), e da Secretaria de Serviços e Obras (SSO), entregou no último sábado, 11, a reforma do Parque Ana Luiza Moura Freitas, no Jd. Piratininga, zona norte. O espaço, totalmente revitalizado, recebeu nova pista para caminhada, troca de alambrado, paisagismo, plantio de mudas de árvores nativas, novo playground, e um Ponto de Entrega Voluntária (PEV), local adequado para receber materiais recicláveis, como embalagens plásticas e de vidro, latas de alumínio, embalagens de leite e suco (tetra pak) garrafas pet, papel e papelão, etc.
De acordo com a SSO, o novo equipamento pode e deve ser utilizado pelos frequentadores do parque e moradores do entorno, como o Jd. Canã, IAPI, Jd. Piratininga, Jd. Aliança e parte do Rochdale. Para Paula Abreu, Diretora de Tratamento e Destinação da DIGRES, o engajamento da população é fundamental para o sucesso dessa iniciativa. “Temos realizado um trabalho importante de educação ambiental em parceria com a EcoOsasco, para conscientizar a população no manejo correto dos resíduos.
Quando os moradores abraçam a causa, os nossos desafios ficam mais simples de serem alcançados”, afirmou Abreu. Dona Genilda Silva, moradora do Jd. Aliança presente no evento de entrega da reforma do Parque Ana Luiza, aprovou a ideia. “Agora podemos trazer os recicláveis aqui, um espaço que ficou muito bonito e vai ajudar o meio ambiente e as pessoas da cooperativa. Espero que a população participe e contribua”, comentou Silva. O primeiro PEV nesse novo formato funciona, conforme informações da SSO, há dois meses no Conjunto dos Metalúrgicos, na zona sul.
De acordo com Kleber Malaquias Rodrigues, gestor do parque Manoel Manzano, onde o equipamento está instalado, a procura pelo PEV do parque tem sido um sucesso. “Temos acompanhado o crescimento pela procura do PEV, tanto pelos frequentadores do parque quanto pelos moradores do bairro. É comum ele estar bem cheio quando a equipe de coleta seletiva passa por aqui e isso mostra que todos estão empenhados em contribuir com o meio ambiente”, finalizou Malaquias. Segundo a Diretoria Geral de Gestão de Resíduos (DIGRES), órgão da SSO responsável pelo gerenciamento e operação do PEV, até o fim do ano ainda devem ser entregues os PEV’s dos parques da FITO, do Rochdale e do Jd. Bonança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *