No último sábado, 31/08, o prefeito de Osasco, Rogério Lins, inaugurou três novas pontes que conectam os bairros Jardim Rochdale, Canaã, Aliança e Piratininga, na zona Norte da cidade. As pontes 1, 2 e 3 da Avenida Transversal transpõem o Braço Morto do Rio Tietê e foram projetadas para melhorar o deslocamento dos moradores e melhorar o acesso à Policlínica Norte (na Avenida Getúlio Vargas), escolas, áreas de lazer, pontos de ônibus e comércios.
Estão previstas outras quatro pontes ao longo da Avenida Transversal, que serão entregues nos próximos meses. O conjunto de obras vai beneficiar aproximadamente 70 mil pessoas.
Além das pontes, foi instalada uma ciclofaixa ao longo da Avenida Transversal Norte e realizada a sinalização semafórica nos cruzamentos.
Dona Maria de Lourdes M. Silva, moradora do Rochdale há 15 anos, aprovou. “Estou muito satisfeita com as novas pontes. Elas realmente fazem a diferença na nossa rotina, pois agora temos tudo mais acessível, facilitando nossa vida e deixando o bairro mais bonito”, comemorou.
A ponte 1 atravessa o Córrego Rico, conectando os bairros Canaã e Aliança. A ponte 2 liga o Aliança ao Rochdale e está situada próxima à Fábrica de Cultura. Já a ponte 3 proporciona acesso à Avenida Presidente Médici, nas proximidades do Jardim Baronesa.
Francisco Aucélio, morador do Rochdale há 35 anos, também aprovou as obras. “Antes, fazíamos um grande retorno, mas agora, temos acesso mais fácil a tudo, incluindo ao Piratininga e a vizinhança”.
Essas novas infraestruturas irão contribuir para a diminuição do trânsito nas principais avenidas da zona Norte, como Getúlio Vargas, Presidente Médici e João Ventura dos Santos.
Rogério Lins expressou gratidão e enfatizou a importância do investimento. “Gostaria de começar agradecendo a Deus. Sempre faço isso no início de nossos eventos, e hoje é um dia especial. Recordo-me bem do início do meu mandato, quando passei três dias consecutivos no Rochdale devido a uma enchente que afetou centenas de famílias. Foi um período desafiador, mas que evidenciou a importância do nosso trabalho. Agora, ao ver o córrego canalizado, a nova Fábrica de Cultura, a avenida com iluminação em LED e a ponte concluída, é uma sensação de dever cumprido. Agradeço sinceramente a cada morador do Rochdale que confiou em nosso trabalho. Peço que nos ajudem a manter o bairro limpo e evitem jogar lixo em locais inadequados. Para remoção de resíduos, liguem para o 156”, afirmou.
Por fim, o prefeito também anunciou futuros investimentos para a zona Norte, incluindo o Parque do Nordestino e uma nova escola integral na Emef Professora Terezinha Martins Pereira, que contará com infraestrutura moderna, piscina e teatro. Além disso, a zona Norte receberá um Corpo de Bombeiros, um Poupatempo e um McDonald’s 24 horas. Em breve, será inaugurado o Hospital da Criança e da Mulher, que terá fácil acesso através das novas pontes, promovendo melhorias significativas na qualidade de vida da população.
O secretário de Habitação, Pedro Sotero, agradeceu ao prefeito e a todos os envolvidos no projeto. “O que estamos realizando aqui é um investimento para o futuro, com o objetivo de deixar um legado duradouro para a comunidade e para as futuras gerações. É um prazer ter meus filhos presentes, testemunhando essas mudanças significativas. Agradeço à equipe das secretarias de Obras, Transportes, Planejamento e Gestão, à equipe da Habitação, e a todos que contribuíram. Ver a melhoria na qualidade de vida dos bairros é uma grande satisfação”, ressaltou.
O secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, Claudenes Begnini, reforçou ainda alguns dos avanços no desenvolvimento urbano e na qualidade de vida proporcionados pela implantação da ciclofaixa permanente na Transversal Norte. “Essa área, que anteriormente enfrentava problemas de degradação e enchentes, agora conta com uma ciclofaixa que não apenas resolve essas questões da mobilidade, mas também oferece numerosos benefícios aos moradores, alinhando-se ao plano de mobilidade da cidade”, destacou.
O evento contou com a presença do chefe de gabinete, Fábio Grossi, do secretário de Educação, Cláudio Piteri, dos diretores da Habitação, Cleusa A. Jesus (Trabalho Social) e José Antônio T. Reis (Engenharia e Projetos), entre outros.