Osasco ganha um novo Batistério

Cidades Destaque

A Prefeitura de Osasco entregou no sábado, 19, como parte do calendário de comemorações do aniversário de 60 anos da cidade, o novo Batistério “Edméia do Nascimento Amaral”, no Parque Chico Mendes, localizado na Rua Lázaro Suave, 15 – City Bussocaba. Acompanharam o prefeito Rogério Lins na entrega do novo equipamento, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Aline Lins, a vice-prefeita Ana Maria Rossi, deputados, a vereadora Ana Paula Rossi (autora do projeto de denominação do batistério), secretários municipais e o presidente da Ordem dos Emancipadores de Osasco, Lázaro Antônio Suave.

Além da piscina batismal, o espaço ganhou um deck com um púlpito para realização de cerimônias, arquibancadas para que familiares e amigos dos batizados possam acompanhar o ato e também vestiários feminino e masculino com acessibilidade.

“Nessa manhã abençoada, agradecemos a Deus pelas bênçãos na certeza de que o melhor está por vir. É uma grande alegria entregar o Batistério e realizar o sonho de muitas denominações evangélicas, que poderão realizar os batismos na cidade”, disse o prefeito Rogério Lins.

Com capacidade para 170 pessoas, fiéis de várias denominações, passam a contar com um espaço mais seguro para o ritual de batismo. Entre as novidades, banheiro e vestiário contemplando acessibilidade; barras de acessibilidade dentro da piscina batismal e em todo perímetro; uso de água específica para piscina batismal, evitando a utilização das águas do córrego, preservando o fluxo natural e os peixes.

Também foram construídos no novo Batistério, mini arquibancada para amigos e familiares acompanharem o batismo, um palco para músicos e demais oradores e um segundo palco coberto.

Pensando na segurança dos fiéis, a Prefeitura utilizou piso intertravado em algumas áreas de circulação, mantendo a permeabilidade do solo e permitindo o fluxo de pessoas antes e depois do batismo, evitando escorregões ou quedas no caso de pés molhados. Outro importante investimento visando a proteção dos fiéis são os guarda-corpos instalados em vários pontos do Batistério e que atendem as normas NBR, além de maior iluminação no espaço em relação a instalação anterior.

O paisagismo seguiu os padrões do parque que é uma área de preservação. O projeto foi totalmente executado sem a retirada de nenhuma árvore existente na área.

Com o conceito de sustentabilidade e preservação aliados a maior adequação ao uso dos religiosos, tanto no palco, no piso do deck quanto no assento da mini arquibancada foram utilizadas Madeira Plástica Ecológica. Sua composição fibrosa é obtida por meio do processo mecânico de extrusão, utilizando-se aparas industriais e resíduos pós consumo de elementos orgânicos, como palha de arroz e casca de coco, de materiais plásticos, e que apesar de ser similar à madeira natural, é uma alternativa muito mais limpa e evoluída.

Já a madeira natural, pinus tratado e envernizado, utilizada na estrutura e nas travessas, é proveniente do r

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *