Osasco tá pra Peixe

Alexandre Frassini Colunistas Correio Gastronômico Destaque

A Pandemia afetou em cheio o ramo de eventos. E comigo não foi diferente. Tive uma agenda cheia cancelada, meu programa de TV brecou as gravações, e perdi meus patrocinadores. Da noite para o dia me vi numa situação difícil e tive que me reinventar. E foi nessa reinvenção que conheci um mundo tão perto da gente, que me surpreendeu. O ramo de Pescados em Osasco.

A primeira experiência de Pescados se iniciou numa conversa com o amigo Vinicius que trabalha com as vendas de uma grande empresa do ramo, a DW152 Comércio, e me informou que tinha um peixe que não era muito conhecido no Brasil e que estava com pouca saída. Achei interessante e pedi pra ele me enviar duas amostras para eu preparar. E foi assim que conheci um peixe maravilhoso, carnudo, sem espinhos, ideal para assar, cozinhar e mesmo fazer ceviche ou sashimi. O Cojinova.

O Cojinova é um peixe do Oceano Pacifico, que habita a costa chilena e peruana e talvez por isso são seja conhecido por aqui. Foi aí que tive a ideia de gravar uma live cozinhando as peças que recebi e mostrei como esse peixe é especial e disparei para meus clientes. Foi automático. Com o preço elevado das carnes, famílias em casa devido a pandemia e toda a situação estranha que estávamos vivendo, tinha nas mãos, um produto de alta qualidade, em quantidade e com um preço excelente. E não deu outra. Em três meses vendi cerca de duas toneladas de Cojinova e zerou o estoque da empresa. E quando acabou comecei a vender os outros pescados e frutos do mar. E aí foi que me deparei com algo curioso e pouco conhecido, que citei no inicio. O ramo de Pescados em Osasco.

Temos diversas empresas de vários seguimentos na cidade, hoje principalmente situado na região da zona norte, em especial perto da Anhanguera. E foi justamente na região da Vila Menk e Ayrosa que conheci algumas empresas. Outras estão localizadas no Piratininga. Já na Zona Sul, outras empresas também se estabeleceram no Jaguaribe e no Jardim D’Abril. Grandes galpões com capacidade de refrigeração, e uma estrutura planejada para entregar pescados de qualidade para os quatro cantos de São Paulo, colocando Osasco como uma das cidades mais relevantes do ramo de Pescados e movimentando a economia e gerando empregos. “Nossa missão é fornecer os melhores e diversos tipos de peixes e frutos do mar de alta qualidade aos nossos clientes. Oferecemos produtos limpos, fatiados ou em postas, frescos, congelados e inteiros. Nossa entrega é feita de forma prática, ágil e segura, pois contamos também com um frota própria. Sempre atuamos no transporte de pescados e conhecendo o mercado resolvemos investir na distribuição e escolhemos Osasco por ser uma cidade bem localizada nos acessos, como o Rodoanel, as principais Rodovias e Marginais, facilitando a distribuição para todo estado no atacado e varejo”, explica Jones, proprietário da JCBA Pescados.

Se você fizer simples pesquisa no google vai encontrar mais de dez distribuidoras do Ramo de Pescados na cidade. E curiosamente, pelo tamanho do munícipio, não temos tantas Peixarias. Inclusive algumas fecharam as portas com a crise da pandemia. E outros perceberam um ramo em crescimento e decidiram investir no ramo, como Sidney Lopes que conheceu as distribuidoras na pandemia e continua investindo nos pescados, revendendo por um preço acessível e com qualidade.

Com o retorno dos eventos, estou retornando aos poucos a minha rotina e ainda hoje compro os Pescados para as festas que faço. Foi um momento difícil, complicado, mas que para mim foi muito importante. E a parte mais gostosa de ter conhecido esse ramo foi poder criar receitas e experimentar peixes e frutos do mar maravilhosos e deliciosos, como Pirarucu, Salmão, Carne de Siri, Camarões, Mariscos, Atum, e claro o Cojinova.


Uma experiência que vocês podem imaginar como foi muito gostosa.
Até a Próxima galera!!!

Apoiadores da coluna:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *