A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão, realizará no dia 15 de abril, no Teatro Municipal Glória Giglio, das 8h às 18h, o Fórum ODS 2025. ODS são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU (Organização das Nações Unidas). O evento tem como objetivo celebrar o engajamento de representantes dos setores público, privado e da sociedade civil em favor da sustentabilidade, além de marcar o início de um novo ciclo do Programa Nacional de Certificação ODS.
No encontro serão discutidos temas essenciais como a erradicação da pobreza, com iniciativas que promovam inclusão social e ampliem as oportunidades para todos; a igualdade de gênero, estimulando a participação equitativa de mulheres e homens na formulação de políticas públicas; e o acesso à água potável e ao saneamento básico, fundamentais para a melhoria da qualidade de vida da população. Questões como mobilidade urbana e planejamento sustentável das cidades também terão destaque.
Além de representantes das prefeituras da região e do país, o Fórum trará importantes nomes para conduzir palestras e discussões. Entre eles estão o presidente do Instituto ODS, Fernando Trujillo, que explicará o programa nacional de certificação. Fernando Yazbek falará sobre o Pacto Global pelo meio ambiente; Taísa Mattos, em participação online, apresentará as Ecovilas, modelo de eficiência no alcance das metas ODS Gen (Global Ecovillage Network); Luciana Lima, da Casa Brasil, complementará as informações sobre as ecovilas. Na sequência haverá palestra do cônsul honorário de Senegal em São Paulo, Babacar Bâ.
Para concluir a primeira etapa do encontro, será formada uma mesa de discussão, tendo como moderadora Priscila Burstin, do Instituto ODS. O objetivo de mesa é apresentar propostas aos presentes.
Após o almoço, os participantes poderão visitar os estandes montados na recepção do teatro, que trará exemplos de projetos e de como atender as ODSs. Nesse espaço estarão ICLEI, ONU-PNUD, ANAMMA, Unifesp, Senac, entre outros. Até o momento já estão confirmados como participantes a AEAO (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Osasco) e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil – Subsede Osasco). Também foram convidados, SEMIL (Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo), CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo)
As palestras terão continuidade com a ANAMMA (Associação Nacional dos Municípios e Meio Ambiente), representada por Marcelo Marcondes, e Aline Bacelar do PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (ODS e Objetivos da Agenda 2030), seguida de mesa de discussão, com outros convidados de instituições nacionais e internacionais.
O evento será concluído com a Abertura Nacional Oficial da Certificação ODS.
Osasco foi escolhida para sediar o evento porque conquistou, em 2024, o Selo Bronze e objetiva conquistar o Selo Ouro, com 17 ou mais projetos certificados pelo Instituto ODS.
“Sediar o evento de abertura para certificação ODS é um marco para a cidade, consolidando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e gerando impactos positivos em diversas áreas”, avalia o secretário de Planejamento e Gestão, Eder Máximo.
Certificação ODS
A certificação ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) é uma forma de reconhecimento que indica que uma organização, instituição ou empresa adota práticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Esses objetivos foram estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2015 como parte da Agenda 2030 para promover um desenvolvimento mais justo, inclusivo e sustentável em todo o mundo.
Os ODS são compostos por 17 objetivos, como erradicar a pobreza, combater as desigualdades, garantir a educação de qualidade, promover a igualdade de gênero, entre outros, e cada um deles possui metas específicas a serem alcançadas.
A certificação ODS pode ser concedida a organizações que implementam ações, estratégias ou políticas que contribuem para o alcance desses objetivos, integrando práticas sustentáveis em suas operações. Muitas empresas buscam essa certificação para demonstrar seu compromisso com a sustentabilidade, o que pode melhorar sua imagem e atrair clientes e investidores que compartilham desses valores.
Serviços
Os interessados em participar, deverão fazer prévia inscrição no link https://www.sympla.com.br/evento/forum-ods-2025-osasco/2872495
Fórum ODS 2025
Dia: 15 de abril
Horário: 8h às 18h
Local: Teatro Municipal de Osasco (Avenida dos Autonomistas, 1533 – Vila Campesina)