Parque da Juventude Rubens Furlan Junior oferece lazer, cultura e esporte em área de 173 mil m² em Barueri

Cidades Destaque

Novo espaço público funciona todos os dias com pista de skate profissional, campo de rugby, quadras e trilhas em meio à natureza

O Parque da Juventude Rubens Furlan Junior, conhecido como “Parque do Rubinho”, foi inaugurado oficialmente no domingo (19) e já está aberto ao público todos os dias, das 6h às 18h. Localizado dentro da Área de Preservação Ambiental (APA) da Várzea do Rio Tietê, o espaço é um dos maiores de Barueri, com 173.253 m² de área total, e reúne infraestrutura completa para lazer, cultura e esporte.

Localização e acessos

O parque possui três acessos e 125 vagas de estacionamento para veículos, além de espaços para motos.

  • Portão 1 (pedestres): Rua Tilápia, 237 – Chácaras Marco.
  • Portão 2 (estacionamento): Avenida Antônio Furlan, s/nº, com capacidade para 50 veículos.
  • Portão 3 (estacionamento): Avenida Marco, 1.076 – Chácaras Marco, com 54 vagas e área exclusiva para funcionários.
    Há também um acesso de serviços na Avenida Marco, 516, com estacionamento para 29 carros e uma vaga para ônibus.

Estrutura esportiva completa

O espaço oferece duas pistas de street skate e duas de bowl skate (amadora e profissional), além de um campo de rugby, uma quadra de tênis, duas quadras de areia, três quadras poliesportivas e cinco cestas de basquete de rua.

O parque conta ainda com academia ao ar livre, ciclovia e pista de corrida e caminhada com piso emborrachado, ambas com 1,2 km de extensão. Duas arquibancadas comportam até 500 pessoas cada.

A pista de skate profissional recebeu o nome de “Jackson Douglas Mendonça”, em homenagem ao skatista barueriense Gelinho, o primeiro profissional da cidade, falecido em 2015.

Cultura, lazer e meio ambiente

O Parque da Juventude Rubens Furlan Junior conta com um palco de 220 m² com camarins, e uma área de gramado de 5.500 m² para eventos e apresentações.

Entre as atrações estão também:

  • Centro de Educação Ambiental “Sala Verde Barueri”
  • Trilha ecológica de 550 metros
  • Playground temático com fonte em formato de cogumelo
  • Áreas pet separadas por porte dos cães
  • Espaço de convivência sustentável com tomadas e captação de água da chuva

Infraestrutura de apoio

O local oferece banheiros, bebedouros, bicicletários, lanchonete com 120 m² e prédio administrativo com recepção para atendimento ao público.

Outros parques em Barueri

Com o novo Parque da Juventude, Barueri passa a contar com cinco grandes áreas públicas de lazer administradas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema):

  • Parque Municipal Dom José (Vila Porto)
  • Parque Ecológico Tietê – Barueri (Alphaville)
  • Parque Taddeo Almeida Cananéia da Silva (Parque Imperial)
  • Parque Linear do Rio Tietê (Jardim dos Camargos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *