Por favor, Não Sabotem a Tradição das Nossas Festas Juninas!

Alexandre Frassini Colunistas


Há alguns anos, minha filha mais nova, na época com 5 anos, chegou da Escola Municipal onde estuda e disse que ia ter Festa Junina. Que bacana, pensei eu. Festa Junina faz parte da minha infância, uma tradição familiar que hoje os moderninhos chamam de memória afetiva. Mas para minha surpresa, ela cantarolou uma música que de Quadrilha não tinha nada. Era uma dessas músicas “cotidianas” de mau gosto e sem sentido nenhum com a nossa animada Festa.

E não é de hoje que estão tentando “Sabotar” a tradicional Festa dos 3 Santos e como se não bastasse as guerras ideológicas agora temos uma onda que acham que temos que “Modernizar” as Quermesses e Danças Típicas das Festas Juninas.


Já fui em algumas Festas aqui na cidade e foi deprimente. Crianças usando roupas de Cowboy Americano como se estivesse num Rodeio no Texas e músicas estranhas que não tem nada a ver com o sentido Nordestino da Festa. Nada contra quem curte esses estilos, mas numa Festa Junina, desculpe, é estranho.

As Comidinhas e Bebidas então, não lembravam nem de longe as delícias de uma Quermesse.

Triste isso.


Esses dias fiz um Post aleatório comentando sobre isso e uma amiga querida informou que muitos Educadores são orientados a modernizar essas Festas, para atrair o público jovem, família e sociedade. Eu custo a acreditar que essa “ordem” tenha partido de superiores, e acredito que é mais um gosto pessoal do que obediência profissional. Mas enfim… Fica aqui, essa manifestação para os Educadores, Prefeitos e Secretários de Educação da Região verificar, e o Espaço está aberto para se manifestarem.


Eu ainda sou saudoso da tradicional Festa Junina, com Quadrilha, Pamonha, Pinhão, Milho Verde, Quentão, Vinho Quente, Bolo de Milho, Pipoca, Pé de Moleque, Paçoquinhas, Queijadinhas, Quindim, Cuscus, Maçã do Amor, Correio Elegante, Fogueira, Barraca de Pescaria, Bingo, decoração com Bandeirinhas e Balões, Meninas com Vestidinho Quadriculado e trancinhas no Cabelo, e os Meninos com Camisa Xadrez, Chapéu de Palha, Retalhos nas Calças e claro, Coraçãozinho da parte de trás. Tudo ritmado numa deliciosa Música de Quadrilha ou num Xote, Xaxado e o delicioso de Baião de Luis Gonzaga e Dominguinhos. Tem coisa melhor??


Ah, sobre o episódio da Escola da minha filha…

Eu mandei uma mensagem questionando e cobrando uma posição. Não sei se outros pais enviaram também, mas coincidência ou não, trocaram a música e vi minha pequena Helena dançando a deliciosa essa preciosidade aqui…
“Que falta eu sinto de um bem, Que falta me faz um xodó, Mas como eu não tenho ninguém, Eu levo a vida assim tão só, Eu só quero um amor, Que acabe o meu sofrer, Um xodó prá mim, do meu jeito assim, Que alegre o meu viver…” e minha filha se lembra até hoje!


É isso… Boa Festa Junina!!! E Viva São João, Santo Antonio e São Pedro!


Té a Próxima Gente!!!!

1 thought on “Por favor, Não Sabotem a Tradição das Nossas Festas Juninas!

  1. Minha filha estudou no Fernão Dias e recusou a dançar, na época eu estranhei e descobri que tinha um funk no meio da quadrilha, e se minha filha não dançasse teria punição, é claro que não aceitei e questionei a diretoria que a liberou da dança, mas foi triste porque ela sempre curtiu dançar na festa junina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *