Posto fixo de vacinação contra raiva de Barueri volta ao funcionamento normal em novembro 

Capa Cidades

Barueri conta com um posto fixo de vacinação antirrábica para cães e gatos, mantido pela Secretaria de Saúde por meio do Departamento Técnico de Controle de Zoonoses (DTCZ). Neste mês de novembro o serviço volta à normalidade, ou seja, com atendimento às segundas e quartas-feiras das 9h às 11h e das 13h às 15h (exceto nos dias 1, 15 e 20 de novembro, dias sem expediente nos órgãos municipais). 

São disponibilizadas 75 doses para cada um dos dois dias. Não é necessário agendamento, as doses são aplicadas até esgotarem. O posto fixo fica na rua Anhanguera, 200 – Vila São Francisco.  

Para facilitar o atendimento é necessário que o tutor leve o Termo de Responsabilidade impresso, preenchido e assinado. Você pode baixar o documento AQUI.  

Recomendação  

A vacina pode ser aplicada em cães e gatos a partir dos três meses de idade, desde que saudáveis. Animais doentes, em tratamento ou convalescendo de cirurgias devem aguardar a recuperação. Fêmeas com prenhez (gestação) suspeita ou confirmada não devem ser vacinadas.

  

Cuidados a serem tomados no momento da vacinação 

Os cães devem ser conduzidos por pessoas responsáveis (maiores de idade) e com capacidade de conter o animal. Cães bravos ou mordedores, de qualquer espécie, e das raças “pit bull”, “rottweiler” e “mastim napolitano” devem utilizar focinheira apropriada (Lei Estadual 11.531, de 11 de novembro de 2003). 

Os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas e em segurança, não devem ser trazidos livremente, evitando acidentes e fuga, pois o DTCZ fica próximo à linha de trem e à avenida principal. 

Informações 

Mais informações podem ser obtidas no DTCZ pelo telefone (11) 4198-5679 ou pelo e-mail saude.vszoonoses@barueri.sp.gov.br.  

Raiva mata 

A raiva é uma doença fatal que pode ser transmitida às pessoas através da mordida ou arranhadura de cães e gatos infectados pelo vírus rábico. A vacinação de cães e gatos é essencial para a prevenção contra a doença. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *