A Prefeitura de Itapevi multou, em R$ 17.040,00, um morador da Rua Inglaterra, na Chácara Vitápolis, por descarte irregular de entulho em via pública na terça (27). Segundo relatos, ele recebia uma quantia em dinheiro de outros moradores do bairro onde mora e também da Vila Dr. Cardoso para se “desfazer” do material de restos de construção e outros dejetos.
Agentes do Setor de Fiscalização de Posturas chegaram até o homem por meio de denúncia anônima. O morador foi flagrado ensacando o entulho, que, muitas vezes, além da rua e da calçada, acaba indo parar dentro dos leitos de córregos e rios da cidade, provocando o transbordamento e entupimento, inclusive, bueiros e bocas de lobo, contribuindo para enchentes e alagamentos.
Para descartar restos de entulho e de material de construção, o morador deve contratar o serviço particular de caçamba. O município não oferece este tipo de trabalho.
O morador pode denunciar o descarte anonimamente com a GCM pelo telefone 153 (24 horas) ou acionar, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, o Setor de Fiscalização de Posturas da Prefeitura, que atende pelo telefone 4143-7600.