Projeto de Oscar Niemeyer, Capelinha do Helena Maria está abandonada

Cidades Destaque

Com 104 anos morreu o carioca Oscar Niemeyer, conhecido no país e internacionalmente como sendo um dos maiores arquitetos do século passado com mais de 600 obras assinadas. O seu trabalho, cheio de curvas em concreto, tornaram o seu estilo inconfundível e relevante no mundo inteiro.

Um pedaço dessa obra deixada por Niemeyer está em Osasco, no segundo governo do prefeito Francisco Rossi (1989/1992), o arquiteto doou o projeto da Capelinha, localizada no Bairro do Helena Maria, a edificação hoje é um ponto de referência na Zona Norte da cidade, região com um ritmo grande de desenvolvimento.

Atualmente a Capelinha encontra-se numa situação deplorável, mal conservada, com entulhos em seu interior, sendo danificada a cada dia, servindo de moradia para algumas pessoas em situação de rua, para outras pessoas serve como banheiro público, não é difícil passar pelo local e achar no entorno ou até mesmo dentro da obra de arte, um invólucro de entorpecente, uma situação que causa desconforto em pessoas que transitam pelo local todos os dias ou até mesmo para aquelas que tinham na obra situada na zona norte de Osasco, um ponto de orgulho para os osasquenses.

Sabemos o quanto é importante restaurar e conservar este monumento por parte da prefeitura, em especial, com o apoio das secretarias municipais de Cultura e de Obras. Trata-se de um monumento tão importante como qualquer outro em nossa cidade. A cultura de um povo deve e precisa ser mantida intacta. Ter os traços de Oscar Niemeyer deve ser um motivo de orgulho para seus moradores e não de vergonha por falta de manutenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *