Residencial Essenza adere a coleta seletiva em Osasco

Cidades Destaque

Neste último sábado, 21, a Prefeitura de Osasco deu início ao serviço de coleta seletiva no Residencial Essenza, condomínio localizado no Centro da cidade. O ato contou com a presença do secretário de serviços e obras, Waldyr Ribeiro, seu adjunto, Persival Santi, além da equipe da Diretoria Geral de Gestão de Resíduos (DIGRES). Também estiveram presentes o síndico, Sr. Gabriel de Souza Olmo, e o zelador, Sr. Caio Vilhena. O projeto de coleta seletiva em condomínios da prefeitura teve início em julho de 2022 e, desde então, vem sendo ampliado com a adesão de inúmeros condomínios. Segundo a DIGRES, cerca de quinze condomínios participam atualmente do projeto, alcançando uma população de mais de 26 mil moradores.

De acordo com Persival Santi, secretário adjunto SSO, o plano é continuar ampliando esses números. “Desde o início do projeto, a população atendida pelo serviço vem crescendo gradativamente e, em breve, a estrutura será fortalecida com uma nova equipe e novo veículo. Nosso objetivo é atuar em dois turnos em todas as regiões”, comentou Santi. Gabriel Olmo, síndico do Essenza, comemora. “Material reciclável descartado corretamente é a prova que as famílias do condomínio se preocupam com o futuro. No Essenza estamos empenhados em contribuir fazendo essa separação dos resíduos, e nessa parceria com a Prefeitura de Osasco, temos a certeza que iremos crescer muito mais em direção a sustentabilidade”, afirmou Olmo.

Segundo a Secretaria de Serviços e Obras, todos os materiais coletados pela prefeitura são destinados às três cooperativas de catadores que mantém parceria com a administração. Para Jair Ribeiro, assessor da DIGRES, a parceria incentiva o setor e promove a inclusão social. “A relação de parceria entre a prefeitura de Osasco e as cooperativas tem sido fundamental para fortalecer o projeto, gerando oportunidade de trabalho e geração de renda para os cooperados, além de contribuir para a economia circular”, afirmou Ribeiro. Ainda de acordo com a SSO, a prefeitura também realiza a coleta seletiva em 30% dos bairros da cidade, além da coleta dos recicláveis que a população encaminha aos Ecopontos e PEV’s (Pontos de Entrega Voluntária).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *