A Sabesp concluiu na manhã deste domingo (21) a manutenção preventiva que fez no Sistema Cantareira. A Estação de Tratamento de Água (ETA) Guaraú, responsável pela produção de água do sistema, voltou a operar e o abastecimento na região afetada já foi retomado, segundo a companhia
A Sabesp pede que os consumidores na Região Metropolitana de São Paulo usem a água de forma consciente durante a recuperação do fornecimento, que deve ocorrer de forma gradual até a segunda-feira (22).
O abastecimento foi suspenso no fim do tarde de sábado (20) para ampliação da segurança operacional do Sistema Cantareira. Foram realizados obras na estrutura de chegada da água, além de substituição de uma válvula de 16 toneladas em um conjunto de bombas na Estação Elevatória Santa Inês, que envia água para tratamento na Guaraú.
Também foi iniciada a operação de nova adutora para reforçar o abastecimento na região de Perus, na capital, e nos municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato e Caieiras, beneficiando cerca de 300 mil pessoas.
Por causa da intervenção, os moradores de bairros da capital e de outros sete municípios da Região Metropolitana tiveram o fornecimento de água suspenso.