Combater ocorrências de trânsito (sinistros), principalmente envolvendo embriaguez ao volante: essa foi a intenção de mais uma operação conjunta entre a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb), a Guarda Civil Municipal (ligada à Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social) de Barueri e a 1ª Cia do 20º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, realizada nesta quarta-feira, dia 13 de julho.
É a terceira vez que a “Operação Direção Segura” acontece na cidade recentemente. O foco principal foram os motociclistas, mas a fiscalização incluiu todos os tipos de veículos.
Dentre as várias abordagens realizadas nas três ocasiões, foram lavradas autuações por ambas corporações. A ação, no entanto, tem cunho educativo e preventivo e busca reduzir sinistros de trânsito, especialmente envolvendo embriaguez ao volante.
Álcool e volante não combinam
A Operação manteve uma atenção especial em identificar motoristas possivelmente alcoolizados, por isso houve controle de alcoolemia com uso do bafômetro. Conscientizar sobre os perigos do consumo de álcool e outras substâncias que comprometem a capacidade dos motoristas é preocupação permanente da Semurb.
“Conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa” fere o artigo 306 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e pode levar a detenção de seis meses a três anos, multas e suspensão ou proibição de dirigir.