Sérgio Di Nizo: a vida dedicada a servir

Destaque Política

Sérgio Di Nizo é de família italiana tradicional, osasquense da gema, ele é do Jardim D’Abril, viveu e cresceu no bairro da zona sul de Osasco, a relação com Osasco começou na década de 50 quando os seus pais chegaram a cidade vindos da Itália.

Casado com a Patrícia e pai de dois filhos: Isabella de 22 anos e o Gabriel de 12 anos, Sérgio é bem família “A minha família é meu porto seguro, eu sempre vou incentivar meus filhos em suas escolhas, a Patrícia é minha grande parceira e se hoje estou aqui, eu devo muito a ela, sempre esteve ao meu lado me ajudando e me auxiliando, ninguém chega sozinho ao sucesso, quando você tem a família apoiando você chega mais longe.”

Di Nizo ao lado da Esposa Patrícia e dos filhos Isabella de 22
anos e o Gabriel de 12 anos.

Ele iniciou sua vida pública com um trabalho social em uma igreja. “Eu sou católico, comecei minha caminhada em ajudar ao próximo, na Igreja São José Operário no Jardim D’Abril, desde pequeno participava da Pastoral Social e Caridade, fui coordenador da pastoral, na época a nossa paróquia comandava seis comunidades, desenvolvemos um trabalho nessa pastoral.” Mas Di Nizo queria ajudar ainda mais a comunidade, em 2006 ele reativou a Associação Amigos de bairro da Zona Sul de Osasco (Sazulo), ele foi presidente da associação por quatro anos. “Eu consegui aumentar os trabalhos sociais que eu fazia na igreja para outros locais e bairros.”
Profissionalmente, Sérgio Di Nizo, começou na área de eletrônica, foi estágiário na Eletropaulo na área de eletrônica e telecomunicações. “Meu pai era do ramo automotivo, ele tinha uma oficina, era uma mecânica básica, e naquela época, os carros estavam começando a vir com eletrônica embarcada, quando eu sai da Eletropaulo, eu entrei na sociedade da mecânica com ele para inovar a empresa, fiquei lá de 1992 a 2005.”
No ano de 2005, ele começou a se dedicar à vida pública. “Eu fiz gestão pública, pós graduação em gestão, secretariado executivo, quando você vai se dedicar, você tem que conhecer. Eu sempre gostei e me identifiquei muito em ajudar as pessoas, de conviver com as pessoas. Quando o Rogério Lins me convidou a fazer parte do projeto político, eu vi que poderia ajudar ainda mais as pessoas. Nós começamos um trabalho limitado lá no Jardim D’Abril e hoje conseguimos fazer na cidade toda. Desde a hora que eu acordo até a hora que me recolho em casa, sempre estou ajudando ao próximo.” Ele é formado também em Gestão Pública pela Universidade Anhanguera e pós-graduado em Administração e Segurança Pública pela Universidade Católica Paulista.
A amizade de Sérgio Di Nizo com o prefeito de Osasco, Rogério Lins é antiga, eles moraram na infância na mesma rua no bairro da zona sul da cidade. “De 2003 a 2008, eu fiquei ajudando ele voluntariamente, foi quando ele foi disputar a eleição de vereador, ele venceu, paralelo a isso, o ex-prefeito Emidio (PT) me chamou para ser diretor na Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer, da Prefeitura de Osasco, fiquei por quatro anos lá, em 2012, o Rogério foi reeleito vereador, ele me convidou para participar da assessoria dele na Câmara, fiquei lá de 2013 a 2016.”
Em 2015, ele começou a fazer um trabalho de bastidores com o objetivo de ajudar Rogério Lins na candidatura de prefeito da cidade. “Eu assumi a presidência do PRP, e montei um grupo político para ajudar na eleição dele, somamos esforços para que Rogério fosse eleito. E conseguimos.”
Em 2017, Di Nizo foi reconhecido por ser fiel e parceiro do atual comandante da cidade e foi nomeado secretário municipal na pasta de Administração. “Quando eu cheguei na administração, nós tivemos uma tarefa árdua de reorganizar a pasta, principalmente ligada ao funcionalismo público, me deparei com uma dívida muito grande com a falta de pagamento de recisão trabalhista, tinha mais de R$ 80 milhões, tínhamos muitas pessoas desempregadas com diversos tipos de dificuldades como despejo, pensão alimentícia atrasadas, eu consegui organizar administrativamente a pasta e começamos a pagar essas pessoas, em um ano e meio conseguimos pagar a dívida que já vinha desde 2015, trabalhamos muito na valorização do servidor, no plano de carreira da Guarda Municipal e dos professores. Naquela época tivemos vários problemas envolvendo os Termos de Ajustes de Conduta (TAC é um documento utilizado pelos órgãos públicos, em especial pelos ministérios públicos, para o ajuste de condutas contrárias à lei. ) assinadas na administração do Jorge Lapas, eles apontam que não poderíamos fazer processos seletivos, eu tive que organizar um concurso público para repor o quadro de servidores.”
Di Nizo acumulou num período curto, a administração da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação , em 2018, mudou definitivamnete de secretaria e assumiu a secretaria de Governo. “O desafio da nossa secretaria é fazer a interlocução com os demais secretários e acompanhar as outras pastas, exigindo que o serviço ande com mais eficiência, somos responsáveis também por trabalharmos a relação entre governo e os vereadores da Câmara Municipal. Nós temos uma equipe maravilhosa que ajuda a nossa secretaria fazer o melhor pela cidade.”
O osasquense orgulhoso de sua cidade diz onde a administração acertou nesses últimos anos. “O carro chefe da administração é o Rogério, ele trabalha muito, ele cobra e exige muito de nós, o que nós vemos da cidade evoluindo, isso tudo tem a maestria do prefeito Rogério Lins.”
O que esperar da secretaria de Di Nizo em 2023? “É natural que a cada período você reorganize o time, mas o Rogério optou em não mexer no secretariado, pois está bem afinado. Em time ques etá ganhando não tem necessidade de se mexer. Agora temos que aguardar a posse do Gerson Pessoa como deputado, do Tarcísio como governador e do Lula como presidente, nós não sabemos se alguém no time vai receber um convite para trabalhar com um deles. A nossa avaliação do governo é muito boa, prova disso foi a eleição do Gerson, nosso time está muito bem ajustado.”
Com relação ao futuro político, Sérgio tem sonhos. “Todo mundo quer crescer e buscar novos horizontes, mas eu digo para todo mundo, eu tenho uma lealdade de 19 anos ao Rogério Lins, eu faço parte de um grupo político, eu me esforço a cada dia, se amanhã eu fosse buscar um novo caminho, seria apenas com convite do Rogério, minha lealdade é ao prefeito.”
Di Nizo aprende todos os dias a ser um humano melhor. “Quando eu olho para trás, eu vejo que aprendi muito, o que não pode perder nunca é o foco e a humildade, procuro ser o Sérgio de antes da vida pública, nós não sabemos o dia de amanhã, tudo na vida passa, eu quero sempre andar de cabeça erguida, eu carrego comigo que a humildade é importante e também sou muito justo, não consigo enrolar ninguém pois eu não gosto de ser enrolado.”
No final deste ano, Sérgio Di Nizo tem muito a agradecer. “Eu vou agradecer pelo dom da vida, Deus já me deu mais do que eu merecia, a minha família que ele permitiu formar, e por estar na frente de uma secretaria e ajudar ao próximo. Eu vou pedir para 2023, muita saúde, sabedoria e discernimento.”

1 thought on “Sérgio Di Nizo: a vida dedicada a servir

  1. Conheço o Sérgio e realmente é uma pessoa que sempre se preocupa com o bem estar dos munícipes e junto com Rogério Lins e toda equipe, fizeram a diferença em nossa querida Osasco. Muitos desafios já foram superados mais muitos mais virão e com sabedoria e garra será superada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *