O homenageado é uma referência na cidade, Sidnei Manojo já teve vários cargos de liderança em associações como a ACM, no Rotary e demais representações da cidade de Osasco
O vereador Ralfi Silva apresentou a proposta na Câmara Municipal de Osasco e a propositura foi aprovada por unanimidade de seus pares, concedendo a Medalha Antonio Raposo Tavares e o Diploma Cidade de Osasco, a um dos mais ilustres cidadãos da cidade, Sérgio Sidnei Manojo.
A sessão solene de entrega das honrarias ao homenageado, aconteceu na quarta-feira, 14 de junho, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Osasco (ACEO), com a presença de um grande público formada por familiares, empresários, representantes e participantes de entidades entre as quais, ACEO, ROTARY, ACM, AA Floresta e Conselho Regional de Farmácia, vereador Laércio Mendonça, Janette Sanazar, a primeira primeira-dama de Osasco, José Carlos Pedroso, presidente da FITO, Fernando Antiório, presidente da ACM Osasco, Luciano Camandoni, secretário Municipal, José Antonio Figueiredo Antiório, diretor do Rotary Club Internacional e presidente da ACM-SP, os componentes da Mesa abaixo mencionados e dezenas de amigos do homenageado.
Mesmo com um dia chuvoso e um trânsito muito congestionado na região metropolitana, poucas vezes vimos tamanha representatividade da sociedade em uma sessão solene de entrega de honraria a um dos filhos de Osasco.
A mesa diretora da sessão teve o vereador Ralfi Silva como presidente, o ex-vereador e ex-deputado estadual Sebastião Bognar, como secretário, o homenageado Sérgio Sidnei Manojo, deputado estadual Rogério Santos, ex-prefeito e ex-deputado federal Francisco Rossi, vereadora Ana Paula Rossi, representando sua mãe a vice-prefeita Ana Maria Rossi e Amir Gomes dos Santos, presidente da ACEO.
O primeiro a discorrer sobre o homenageado foi o Dr. Marcos Benedito, da ACM Osasco, entidade em que já foi presidente sucedendo a Manojo no período de 2015 a 2022. Na sequência, Abelardo Moreno, rotariano e ex-presidente do Rotary Club de Osasco fez um breve resumo, finalizando que o foco do Manojo na instituição Rotary é “desenvolver pessoas”.
Em nome dos familiares, Diego José Manojo, filho mais novo do casal Sérgio/Tereza Manojo, deixou o coração falar sobre o pai amado, tanto no seio familiar como no empresarial e entidades. O amigo Amir Gomes falou sobre a importância de Manojo na ACEO. O deputado estadual Rogério Santos, o mais novo amigo de Manojo, falou sobre a admiração que tem pelo mesmo.
Em seguida o secretário da sessão solene, Sebastião Bognar, promoveu a leitura de um resumo da história da família Manojo, em especial da vida do homenageado. Vereador Laercio Mendonça discorreu sobre a amizade com a família e o ex-prefeito Francisco Rossi, foi enfático ao afirmar “Viemos aqui porque amamos você, essa homenagem é mais do que merecida pelo que você fez e faz pela comunidade”.
O autor da proposta, vereador Ralfi Silva, amigo dos filhos de Manojo e Tereza desde a infância, chegou a chorar quando falou sobre a família e sobre o Manojo e encerrou dizendo “Sua família faz parte da minha vida. Obrigado Manojo por me deixar te homenagear”.
“Estou muito feliz e honrado por essa homenagem. Não esperava tantos elogios de tantas pessoas que realmente me comoveram. Eu só tenho palavras de agradecimento a todos vocês que fazem parte da minha vida. Tenho um sentimento de carinho e amizade por todos. Tenho dificuldades para falar tudo aquilo que sinto, mas o desejo que está despertado em mim é a vontade de agradecer”, disse o engenheiro”. “A gratidão é a qualidade de agradecer as dádivas recebidas, e eu recebi muitas”, expressou o homenageado.
Após receber o Diploma Cidade de Osasco e a Medalha Antonio Raposo Tavares, Manojo acrescentou fatos de sua vida profissional, falou de ações e participações nas entidades Rotary, ACM e ACEO e encerrou falando de sua amada família, da esposa Tereza Manojo, dos 57 anos de casamento, dos filhos, netos e familiares.
Sérgio Sidnei Manojo merece a gratidão de Osasco por uma linda história dedicada à comunidade.
Sérgio Sidnei Manojo
Nasceu em Osasco, na residência de seus pais localizada nos fundos da antiga Casa Manojo (calçados), na Rua da Estação. Fez seus estudos no Colégio Nossa Senhora da Misericórdia, Grupo Escolar Marechal Bittencourt, Ginásio Duque de Caxias, Colégio Estadual Antônio Raposo Tavares, Instituto Nobel de Tecnologia, em São Paulo, Cursos Superiores de Projetos Mecânicos na Faculdade de Tecnologia de São Paulo e Engenharia de Produção no Instituto Mauá de Tecnologia.
É casado com Tereza da Silva Manojo, o casal tem três filhos, Ednei, Fabricio e Diego e seis netos, Gabriela, João Victor, Giovanni, Rayane, Nicholas e Bernardo.
Trabalhou na Cobrasma, Cimaf e Brown Boveri, todas em Osasco. Sobraf em São Paulo, Bachert Indústria de Ferramentas em Diadema e na Tusa na cidade de Jundiaí.
Exerceu atividades na área de corretagem de imóveis e sendo até homenageado pelo Creci. Foi proprietário de duas imobiliárias e é perito judicial em avaliações imobiliárias.
Desde 1993 é membro da Diretoria da ACEO, sendo o 1º secretário da entidade nos anos de 2003 a 2006 e atualmente é tesoureiro geral na gestão 2019 a 2023.
Manojo faz parte do Rotary Club de Osasco desde 1989, ocupando vários cargos e a presidência por duas vezes, gestões de 1996/1997 e 2004/2005.
Presidente da Comissão do Projeto Ryla – Seminário de Treinamento de Liderança para Jovens Universitários desde 2007. Até 2023 o projeto Ryla já beneficiou cerca de 2.000 jovens.
Foi maçom da Loja Acácia de Alphaville 288, estando hoje adormecido.
Participa do Conselho Diretor da Associação Cristã de Moços (ACM) de Osasco desde 1997 e foi presidente da ACM nos períodos de 2009/2012 e de 2014/2017
Por seus trabalhos junto à comunidade osasquense recebeu em 2014 a comenda de “CHANCELER DA PAZ”, outorgada pela Ordem de Melquisedec, da Embaixada Episcopal Eclesiástica.