Diante do Internacional, time de Santana de Parnaíba deixa a competição na terceira fase, após uma campanha com quatro vitórias e um empate
Disputando a Copa São Paulo de Futebol Jr. pela segunda vez, o Ska Brasil escreveu mais um capítulo de sua história ao chegar inéditamente até a terceira fase da maior competição de base do Brasil, com quatro vitórias e um empate, terminando com uma campanha invicta, após a eliminação nos pênaltis para o Internacional com 16 cobranças, depois de um empate sem gols no tempo normal, no Estádio Municipal de Santana de Parnaíba, no domingo (15), com transmissão da sportv.
O início do jogo foi marcado por uma homenagem do Ska Brasil ao atacante Felipe Costa e ao zagueiro José Mendes, que tiveram fratura no antebraço e tornozelo, respectivamente, na partida anterior, diante do Oeste, de Barueri. Além desses desfalques, o treinador Fausto Dias teve que fazer grande mudança na defesa, por conta da contestável expulsão dos dois zagueiros, Gui Quintas e Thiago Couto, após o término da partida contra o Oeste. Desta forma, o time titular foi formado com Kauan de Jesus; Luan, Renato Marolla – improvisado na defesa, Wesley – nascido em 2005 e estreando como titular na Copinha, e Lucca Candelária; Douglas, Victor ‘Zaga’, Flávio Henrique; Jhonatan, Razera e Isac.
Ambas equipes tiveram boas chances na partida, que foi de muito equilíbrio, até que nos acréscimos do segundo tempo, Hugo sofreu pênalti, porém a cobrança parou no goleiro do Internacional. O jogo então se encaminhou para a disputa de pênaltis, que foi quando outro destaque do Ska Brasil aparecesse. O goleiro Kauan de Jesus, que fez uma brilhante competição, chegou a defender cinco pênaltis, porém, em dois deles, a bola pegou efeito e voltou para o gol, antes que ele pudesse ter outra reação. Com quatro acertos e quatro erros, o time de Santana de Parnaíba foi superado pelo Inter, que marcou cinco, de oito cobranças.
“Só temos que agradecer a Deus e a todos que torceram pelo Ska Brasil. Foi o segundo ano de Santana de Parnaíba como cidade-sede e agradecemos a Prefeitura pela excelente estrutura e organização nestes cinco jogos. Parabéns aos nossos atletas e profissionais, que escreveram mais um capítulo de nossa história. Seguimos com nosso propósito de formação, que vai muito além das quatro linhas, mas dentro de tudo que envolve o sócio-emocional desses garotos. Terminamos invictos. É só o início de uma grande temporada que temos pela frente, em todas categorias do clube”, afirmou Edmílson Moraes, Presidente do Ska Brasil.
Entre o elenco da Copinha, os atletas nascidos em 2002 e 2003 entram de férias até dia 30 de janeiro, quando se reapresentam no elenco profissional do Ska Brasil. Já os atletas nascidos em 2004 e 2005, voltam 22 de fevereiro, para se preparar para a expedição na Espanha e Itália, onde o clube disputará o MIC Football, maior torneio de base do mundo, além de amistosos, com a base do Barcelona, por exemplo.
Em Costa Brava, na Espanha, o MIC, que chega à sua 20ª edição, é reconhecido internacionalmente e já teve mais de 300 atletas que se tornaram profissionais. Entre eles, craques como Messi, em 2003, e Neymar, em 2008. A competição já recebeu seleções como Brasil, Portugal, China e México, e grandes clubes como Barcelona, Real Madrid, Inter de Milão, PSG, Manchester United, City, Liverpool, Bayern, Roma, Ajax, entre muitos outros do primeiro escalão europeu. Outros craques que também passaram pelo torneio são: Casemiro, Cesc Fábregas, Piqué, Marcelo, Carjaval, Phillipe Coutinho, Juan Mata, Jordi Alba, entre outros de gerações mais velhas, e jovens revelações mundiais como Pedri, Ansu Fati, Xavi Simons, Justin Kluivert, Dani Olmo, Gavi, Pau Torres, Rodri, Gravenberch, entre outros.
Resultados do Ska Brasil na Copinha 2023
– 3/jan – Ska Brasil 2×0 Paraná Clube
– 6/jan – Ska Brasil 2×1 Aster Brasil
– 9/jan – Ska Brasil 2×0 EC Vitória
– 13/01 – Ska Brasil 1×0 Oeste
– 15/jan – Ska Brasil (4) 0x0 (5) Internacional
Resumo:
– 5 jogos / 4 vitórias e 1 empate
– 7 gols marcados / 1 gol sofrido (de pênalti)
Artilharia: Isac (3 gols), Jhonatan (2 gols), Razera e Hugo (1 gol)
FOTOS: Fabiano Martins / SECOM Santana de Parnaíba