Encerrar ciclos nunca é fácil, nunca foi, e engana-se quem acha que um dia será. E isto inclui qualquer tipo de finalização: de amor, de amizade, profissional…
Ciclos se encerram para que novas fases possam vir. Por vezes nos acomodamos em situações, por nos parecerem fáceis. A famosa zona de conforto. Já estamos ali mesmo, sabemos, conhecemos, para que mudar não é mesmo?! Vamos empurrando com a barriga sem perceber, afinal, é cômodo. Até que nos vemos infelizes com aquilo tudo. Mas nada fazemos para mudar. A famosa zona de conforto…Que de confortável já não tem mais nada. Tudo incomoda. Você faz o mínimo, porque fazer o algo a mais já não traz resultado. Pelo menos é assim que sentimos. Percebemos que nossos esforços, já não valem tanto assim. Mas se está tão nítido, por qual motivo não temos coragem de encerrar este ciclo? Porque queremos insistir em relações falidas? Sejam elas de qual âmbito for? Porque não saímos desta zona, já que está tudo uma zona?!
Mas aí vem a vida e faz por você o que você não teve coragem. Você leva um chacoalhão, que faz com que você se mova. No início ficamos sem saber o que fazer, o que pensar… Vários sentimentos e pensamentos tomam conta da gente: raiva, decepção, frustração. Onde fracassei? Será que não dei o meu melhor?! Mas com o passar do tempo, vamos vendo que no fundo, este tapa que às vezes a gente leva da vida, se faz necessário para acordarmos. Acordar e ir atrás do que realmente lhe faz bem. Ir em busca daquilo que faz com que você se sinta vivo, que faz seus olhos brilharem. Isso é confortável? Não, claro que não é! Estamos condicionados a rotina, a mesmice. E sair disso, às vezes dói. Mas o movimento é necessário. Se despeça deste ciclo, e não importa de qual relação estamos falando. Seja grato pelo o que você aprendeu. Avalie o quanto você contribuiu. Agradeça até mesmo, pelos exemplos a não seguir que você teve. Pelas pessoas que criaram o seu caminho, e te ensinaram a não ser como elas, a não agir como elas. Isso também fará parte da sua evolução.
O que você faz com facilidade, é o que você entrega de melhor valor. Existe alguém aí dentro de você, querendo se arriscar, se jogar, que deseja ir atrás das oportunidades e realizar seus sonhos. Deixe ela sair. Não se prenda em “cativeiros confortáveis”, a consequência é estagnar, enquanto existe um mundo imenso lá fora, um futuro brilhante te esperando.
Sempre haverá novos caminhos, novas portas, janelas, que irão se abrir.
O que você tem, é apenas e exclusivamente teu. E isso você irá carregar para onde for. E nada e nem ninguém, irá lhe tirar.